Cidades Quinta-Feira, 30 de Julho de 2015, 15h:25 | Atualizado:

Quinta-Feira, 30 de Julho de 2015, 15h:25 | Atualizado:

Notícia

Projeto piloto de educomunicação é lançado em Acorizal

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Alunos e professores da Escola Estadual Ponce de Arruda, em Acorizal (a 61 km de Cuiabá), conheceram esta semana o projeto piloto “Educomunicação Cultura Científica, outros saberes e cotidiano escolar” que será implantado na unidade escolar. A iniciativa, uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), prevê a promoção de trabalhos colaborativos e elaboração de produtos educacionais. 

Como metodologia pedagógica, a educomunicação propõe o uso de recursos tecnológicos modernos e técnicas da comunicação na aprendizagem através de meios de mídia. A proposta básica apresentada à comunidade na quarta-feira (29.07) é que alunos e professores produzam em conjunto conhecimento escolar e científico, propagável e compartilhável por meio de uma plataforma educacional multicriativa e um aplicativo denominado Ecologia do Conhecimento. 

Com isso, será possível estudar e desenvolver processos comunicativos capazes de envolver os jovens estudantes na produção de conteúdo e promover a aproximação de professores, pais, alunos e comunidade no ensino/aprendizagem. O projeto também possibilita compreender as habilidades dos estudantes no uso das tecnologias de comunicação e desenvolver processos em que estas habilidades passam ser aprimoradas e contributivas para a formação escolar individual e coletiva. 

Além da E. E. Ponce de Arruda, participam do projeto seis escolas da rede estadual dos municípios de Cuiabá, Santo Antônio de Leverger, Jangada e Jaciara – selecionadas a partir de uma metodologia de pesquisa que leva em consideração a localidade (urbano e campo). Outro aspecto de escolha foi a experiência em projetos de educomunicação. 

O secretário adjunto de Políticas Educacionais da pasta, Gilberto Fraga, destacou que a plataforma irá potencializar o talento e as ideias do grupo. “O objetivo é combinar as funcionalidades de comunicação e disseminação de informação com a construção de um ambiente colaborativo e participativo”, explicou Fraga, destacando que a plataforma permitirá a divulgação do conhecimento de cada aluno para além dos muros das escolas, sem limitação de distância física. 

O lançamento contou com a participação da equipe da Seduc, discentes da UFMT e do professor doutor Dielcio Moreira, responsável pelo desenvolvimento do projeto. 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia






Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet