23 de Maio de 2019,

Artigos

Cidades

A | A

Quarta-Feira, 15 de Maio de 2019, 17h:25 | Atualizado:

CORTES NA EDUCAÇÃO

Protesto contra Bolsonaro reúne 6 mil e tumultua trânsito de Cuiabá

protestoeducacao3.jpeg

 

Cerca de 6 mil pessoas participaram de uma manifestação na tarde desta quarta-feira (15), em Cuiabá. Trabalhadores e estudantes de instituições públicas protestam contra o corte de recursos da educação e contra a reforma da previdência.

O ato fazer parte de uma mobilização nacional em defesa da educação no país, após o anúncio de cortes feito pelo Ministério da Educação. De acordo com os representantes da instituições, com o corte de 30% na educação, universidades e institutos não terão como funcionar.

Na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a média de custeio é de aproximadamente R$ 90 milhões ao mês. Com o bloqueio, a verba mensal passaria a ser de no máximo R$ 60 milhões, segundo a reitora Myrian Serra.

O estudante Vinicius Ricalde, membro do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFMT afirmou que tanto estudantes de universidade quanto da educação básica estão sofrendo com os cortes que vem sendo feitos desde 2016 na educação.

"Esses cortes vão culminar na precarização do ensino público e, possivelmente, no fechamento das instituições públicas", destacou ele.

Um representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT) informou que uma greve geral está prevista para o dia 14 de junho e que as bases vão continuar lutando para que os cortes sejam revistos.

 

Galeria de Fotos

Postar um novo comentário

Comentários (28)

  • Edmilson rosa | Quarta-Feira, 15 de Maio de 2019, 23h41
    1
    0

    Esse povo e sem noção mesmo .porque não foram reclamar dos vinhos e champan do STF. E dos números de deputados federais e estaduais dos números de vereadores números de ministérios. Essa só foi um ato partidário.

  • Ex aluno que suportou 10 greves num curs | Quarta-Feira, 15 de Maio de 2019, 23h18
    2
    0

    Melhor pesquisa realizada pela UFMT : GREVE! São tantas que ninguém percebe quando estão trabalhando. Sem falar dos mestres que viajam em tur pelo exterior quando não estão em greve. Feche logo! Não fara falta alguma. Passa os recursos para iniciativa privada. Cobra metas e alavanca pesquisas. Vai sobrar dinheiro.

  • alexandre | Quarta-Feira, 15 de Maio de 2019, 22h28
    3
    0

    O futuro do Brasil é dos jovens, não de militantes de esquerda.. escola sem petismo..

  • Mãe de Jovem " | Quarta-Feira, 15 de Maio de 2019, 21h33
    3
    9

    Sou mãe e sou avó. Fui desrespeitada pelo atual presidente quando ofendeu nossos jovens. Podem ter defeitos, mas buscam seu "lugar ao sol" e estão defendendo o dinheiro que é para a Educação deTODOS os jovens. Sinto-me ultrajada, pois o presidente mostrou-se mal-educado e desrespeitoso. Deve se retratar. Creio que ele se condenou publicamente e demonstrou profundo despreparo para lidar com conflitos públicos. Triste demais saber que pedi voto para este que hoje ofende publicamente os jovens que, na campanha, ele AFIRMOU serem "o futuro da Nação". Falso, mentiroso e sem educação.

  • JOÃO GRANDE | Quarta-Feira, 15 de Maio de 2019, 21h04
    9
    1

    80% dos manifestantes é do PT bardeneiros.

  • Joao borges | Quarta-Feira, 15 de Maio de 2019, 21h03
    7
    1

    Apoio ao presidente!

  • Raimundo | Quarta-Feira, 15 de Maio de 2019, 20h48
    8
    2

    Por aí já dá pra ver o tipo de gente que fez o protesto. Que trabalhador pode em plena quarta-feira protestar? Ou é vagabundo ou não trabalha.

  • Antonio | Quarta-Feira, 15 de Maio de 2019, 20h42
    9
    1

    Ainda fala que o presidente é um ditador, se estivesse alguém infiltrado na manifestação descubriria facilmente alguém ligados às universidades e outras instituições de ensino relacionado para ver quem faltasse a manifestação estaria com falta na sala de aula, portanto manifestação do pt.

  • Chapada | Quarta-Feira, 15 de Maio de 2019, 20h24
    5
    4

    Que matéria tendenciosa em. Essa manifestação não foi contra o Bolsonaro, e sim contra as suas ações no governo.

  • Grobolixo | Quarta-Feira, 15 de Maio de 2019, 19h39
    6
    1

    Segundo a GLOBOLIXO eram 200 mil pessoas!

  • Marcos | Quarta-Feira, 15 de Maio de 2019, 19h28
    9
    1

    Se pedir quanto ė 7x8 talvez não saibam nem responder !

  • Ray | Quarta-Feira, 15 de Maio de 2019, 19h19
    7
    1

    O que a UFMT fazia com tanto dinheiro assim,,, ajudava na bagunça dos maconheiros e PTRALHAS..

  • aureo | Quarta-Feira, 15 de Maio de 2019, 19h17
    8
    1

    Hoje quem foi caminhar na universidade não sentiu o cheiro da maconha .Porque será ?

  • alexandre | Quarta-Feira, 15 de Maio de 2019, 19h16
    11
    1

    BADERNA...se fizer um exame toxi..........

  • Orlando | Quarta-Feira, 15 de Maio de 2019, 18h59
    22
    7

    Transformaram a UFMT num lixo ! Apoio total ao presidente , até que mudem ! Não respeitam ninguém que pensa diferente!!

  • Henrique Dias | Quarta-Feira, 15 de Maio de 2019, 18h54
    18
    7

    Só pelas bandeiras vermelhas já acho que o Bolsonaro tá certo. Não lembro dessas manifestações quando o Lula e a Dilma fizeram a mesma coisa. Quando acabar o desperdício com alunos que passam 10 anos doutrinando calouros vai sobrar recursos. E parar de aprovar pós graduação que não servem para nada.

  • Ares | Quarta-Feira, 15 de Maio de 2019, 18h52
    18
    3

    VENEZUELA TÁ DE FRONTEIRAS ABERTAS

  • Degas | Quarta-Feira, 15 de Maio de 2019, 18h49
    20
    6

    Dona Aurélia,a educação já está um caos, herança maldita de Lula e Dilma.A senhora é aposentada e tem tempo pra ler mais.Como é bom estar livre do PT e demais comunistas que arrasaram com o país.

  • Rogério | Quarta-Feira, 15 de Maio de 2019, 18h45
    19
    5

    Eu trabalho no centro e não vi isso , o que eu vi foi uma meia dúzia de maconheiros tentando atrapalhar a ordem, mas ninguém dava importância para a baderna.

  • Marli | Quarta-Feira, 15 de Maio de 2019, 18h36
    23
    5

    Muito vermelhinho junto, se mostrar uma carteira de trabalho aí no meio, não fica um!

  • Marco Aurélio | Quarta-Feira, 15 de Maio de 2019, 18h36
    6
    18

    Falar "corte" é muito forte, ai enfeita e fala "contigenciamento". Porém oque se deve considerar é o efeito. No mais oque esperar de um retardado e inútil deputado que em 27 anos não fez nada pela população do seu estado, a não ser pelo seu colegiado, mas é um bom preço para os acreditaram na piada chamado "bozonaro" #fazarminhaquepassa

  • Paolo | Quarta-Feira, 15 de Maio de 2019, 18h10
    20
    6

    Só vagabundo do PT nessa bosta.

  • Walter Queiroz | Quarta-Feira, 15 de Maio de 2019, 18h07
    6
    20

    Além de protestar contra o corte de verbas, temos que reivindicar a liberdade de Lula. #LULALIVRE

  • bernardes | Quarta-Feira, 15 de Maio de 2019, 17h55
    25
    9

    O cú de vcs. Não tinha 300 petista, ou melhor, ((vermes), da sociedade.

  • Henrique Dias | Quarta-Feira, 15 de Maio de 2019, 17h49
    21
    13

    Só pelas bandeiras vermelhas já acho que o Bolsonaro tá certo. Não lembro dessas manifestações quando o Lula e a Dilma fizeram a mesma coisa. Quando acabar o desperdício com alunos que passam 10 anos doutrinando calouros vai sobrar recursos. E parar de aprovar pós graduação que não servem para nada.

  • João | Quarta-Feira, 15 de Maio de 2019, 17h46
    27
    11

    Cara eu fico indignado com a quantidade de pessoas sem conhecimento mínimo de orçamento publico... não saber diferenciar corte de contigenciamentos orçamentário , ainda na mais na educação (que é constitucional ) é triste. Fizeram com o bolsonaro nada mais do que mas o pior é ver a Tv propagar isso , e o pior dizer que estão cortando na educação básica .

  • Regis Santana | Quarta-Feira, 15 de Maio de 2019, 17h42
    18
    26

    Infelizmente o Presidente depreciou a imagem das Universidades públicas e ainda trata os estudantes como se fossem analfabetos. Hoje chamou de idiotas quem está na luta pela melhoria da educação, a mesma educação que, pelo jeito, faltou ao Presidente.

  • Dona Aurélia aposentada | Quarta-Feira, 15 de Maio de 2019, 17h35
    16
    21

    Tumulto??? Tumulto é o caos que vai virar a educação sem os repasses. Façam me o favor né? Tão parecendo a globo. E olha que até eu votei nesse energúmeno.

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS