Cidades Quarta-Feira, 15 de Maio de 2019, 17h:25 | Atualizado:

Quarta-Feira, 15 de Maio de 2019, 17h:25 | Atualizado:

CORTES NA EDUCAÇÃO

Protesto contra Bolsonaro reúne 6 mil e tumultua trânsito de Cuiabá

 

G1-MT

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

protestoeducacao3.jpeg

 

Cerca de 6 mil pessoas participaram de uma manifestação na tarde desta quarta-feira (15), em Cuiabá. Trabalhadores e estudantes de instituições públicas protestam contra o corte de recursos da educação e contra a reforma da previdência.

O ato fazer parte de uma mobilização nacional em defesa da educação no país, após o anúncio de cortes feito pelo Ministério da Educação. De acordo com os representantes da instituições, com o corte de 30% na educação, universidades e institutos não terão como funcionar.

Na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a média de custeio é de aproximadamente R$ 90 milhões ao mês. Com o bloqueio, a verba mensal passaria a ser de no máximo R$ 60 milhões, segundo a reitora Myrian Serra.

O estudante Vinicius Ricalde, membro do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFMT afirmou que tanto estudantes de universidade quanto da educação básica estão sofrendo com os cortes que vem sendo feitos desde 2016 na educação.

"Esses cortes vão culminar na precarização do ensino público e, possivelmente, no fechamento das instituições públicas", destacou ele.

Um representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT) informou que uma greve geral está prevista para o dia 14 de junho e que as bases vão continuar lutando para que os cortes sejam revistos.

 





Postar um novo comentário





Comentários (28)

  • Edmilson rosa

    Quarta-Feira, 15 de Maio de 2019, 23h41
  • Esse povo e sem noção mesmo .porque não foram reclamar dos vinhos e champan do STF. E dos números de deputados federais e estaduais dos números de vereadores números de ministérios. Essa só foi um ato partidário.
    2
    0



  • Ex aluno que suportou 10 greves num curs

    Quarta-Feira, 15 de Maio de 2019, 23h18
  • Melhor pesquisa realizada pela UFMT : GREVE! São tantas que ninguém percebe quando estão trabalhando. Sem falar dos mestres que viajam em tur pelo exterior quando não estão em greve. Feche logo! Não fara falta alguma. Passa os recursos para iniciativa privada. Cobra metas e alavanca pesquisas. Vai sobrar dinheiro.
    3
    0



  • alexandre

    Quarta-Feira, 15 de Maio de 2019, 22h28
  • O futuro do Brasil é dos jovens, não de militantes de esquerda.. escola sem petismo..
    4
    0



  • M?e de Jovem "

    Quarta-Feira, 15 de Maio de 2019, 21h33
  • Sou mãe e sou avó. Fui desrespeitada pelo atual presidente quando ofendeu nossos jovens. Podem ter defeitos, mas buscam seu "lugar ao sol" e estão defendendo o dinheiro que é para a Educação deTODOS os jovens. Sinto-me ultrajada, pois o presidente mostrou-se mal-educado e desrespeitoso. Deve se retratar. Creio que ele se condenou publicamente e demonstrou profundo despreparo para lidar com conflitos públicos. Triste demais saber que pedi voto para este que hoje ofende publicamente os jovens que, na campanha, ele AFIRMOU serem "o futuro da Nação". Falso, mentiroso e sem educação.
    3
    10



  • JO?O GRANDE

    Quarta-Feira, 15 de Maio de 2019, 21h04
  • 80% dos manifestantes é do PT bardeneiros.
    10
    1



  • Joao borges

    Quarta-Feira, 15 de Maio de 2019, 21h03
  • Apoio ao presidente!
    8
    1



  • Raimundo

    Quarta-Feira, 15 de Maio de 2019, 20h48
  • Por aí já dá pra ver o tipo de gente que fez o protesto. Que trabalhador pode em plena quarta-feira protestar? Ou é vagabundo ou não trabalha.
    9
    2



  • Antonio

    Quarta-Feira, 15 de Maio de 2019, 20h42
  • Ainda fala que o presidente é um ditador, se estivesse alguém infiltrado na manifestação descubriria facilmente alguém ligados às universidades e outras instituições de ensino relacionado para ver quem faltasse a manifestação estaria com falta na sala de aula, portanto manifestação do pt.
    10
    1



  • Chapada

    Quarta-Feira, 15 de Maio de 2019, 20h24
  • Que matéria tendenciosa em. Essa manifestação não foi contra o Bolsonaro, e sim contra as suas ações no governo.
    5
    4



  • Grobolixo

    Quarta-Feira, 15 de Maio de 2019, 19h39
  • Segundo a GLOBOLIXO eram 200 mil pessoas!
    7
    1



  • Marcos

    Quarta-Feira, 15 de Maio de 2019, 19h28
  • Se pedir quanto ė 7x8 talvez não saibam nem responder !
    10
    1



  • Ray

    Quarta-Feira, 15 de Maio de 2019, 19h19
  • O que a UFMT fazia com tanto dinheiro assim,,, ajudava na bagunça dos maconheiros e PTRALHAS..
    8
    1



  • aureo

    Quarta-Feira, 15 de Maio de 2019, 19h17
  • Hoje quem foi caminhar na universidade não sentiu o cheiro da maconha .Porque será ?
    9
    1



  • alexandre

    Quarta-Feira, 15 de Maio de 2019, 19h16
  • BADERNA...se fizer um exame toxi..........
    12
    1



  • Orlando

    Quarta-Feira, 15 de Maio de 2019, 18h59
  • Transformaram a UFMT num lixo ! Apoio total ao presidente , até que mudem ! Não respeitam ninguém que pensa diferente!!
    23
    7



  • Henrique Dias

    Quarta-Feira, 15 de Maio de 2019, 18h54
  • Só pelas bandeiras vermelhas já acho que o Bolsonaro tá certo. Não lembro dessas manifestações quando o Lula e a Dilma fizeram a mesma coisa. Quando acabar o desperdício com alunos que passam 10 anos doutrinando calouros vai sobrar recursos. E parar de aprovar pós graduação que não servem para nada.
    19
    7



  • Ares

    Quarta-Feira, 15 de Maio de 2019, 18h52
  • VENEZUELA TÁ DE FRONTEIRAS ABERTAS
    19
    3



  • Degas

    Quarta-Feira, 15 de Maio de 2019, 18h49
  • Dona Aurélia,a educação já está um caos, herança maldita de Lula e Dilma.A senhora é aposentada e tem tempo pra ler mais.Como é bom estar livre do PT e demais comunistas que arrasaram com o país.
    21
    6



  • Rog?rio

    Quarta-Feira, 15 de Maio de 2019, 18h45
  • Eu trabalho no centro e não vi isso , o que eu vi foi uma meia dúzia de maconheiros tentando atrapalhar a ordem, mas ninguém dava importância para a baderna.
    20
    5



  • Marli

    Quarta-Feira, 15 de Maio de 2019, 18h36
  • Muito vermelhinho junto, se mostrar uma carteira de trabalho aí no meio, não fica um!
    24
    5



  • Marco Aur?lio

    Quarta-Feira, 15 de Maio de 2019, 18h36
  • Falar "corte" é muito forte, ai enfeita e fala "contigenciamento". Porém oque se deve considerar é o efeito. No mais oque esperar de um retardado e inútil deputado que em 27 anos não fez nada pela população do seu estado, a não ser pelo seu colegiado, mas é um bom preço para os acreditaram na piada chamado "bozonaro" #fazarminhaquepassa
    6
    19



  • Paolo

    Quarta-Feira, 15 de Maio de 2019, 18h10
  • Só vagabundo do PT nessa bosta.
    21
    6



  • Walter Queiroz

    Quarta-Feira, 15 de Maio de 2019, 18h07
  • Além de protestar contra o corte de verbas, temos que reivindicar a liberdade de Lula. #LULALIVRE
    6
    21



  • bernardes

    Quarta-Feira, 15 de Maio de 2019, 17h55
  • O cú de vcs. Não tinha 300 petista, ou melhor, ((vermes), da sociedade.
    26
    9



  • Henrique Dias

    Quarta-Feira, 15 de Maio de 2019, 17h49
  • Só pelas bandeiras vermelhas já acho que o Bolsonaro tá certo. Não lembro dessas manifestações quando o Lula e a Dilma fizeram a mesma coisa. Quando acabar o desperdício com alunos que passam 10 anos doutrinando calouros vai sobrar recursos. E parar de aprovar pós graduação que não servem para nada.
    22
    13



  • Jo?o

    Quarta-Feira, 15 de Maio de 2019, 17h46
  • Cara eu fico indignado com a quantidade de pessoas sem conhecimento mínimo de orçamento publico... não saber diferenciar corte de contigenciamentos orçamentário , ainda na mais na educação (que é constitucional ) é triste. Fizeram com o bolsonaro nada mais do que mas o pior é ver a Tv propagar isso , e o pior dizer que estão cortando na educação básica .
    28
    11



  • Regis Santana

    Quarta-Feira, 15 de Maio de 2019, 17h42
  • Infelizmente o Presidente depreciou a imagem das Universidades públicas e ainda trata os estudantes como se fossem analfabetos. Hoje chamou de idiotas quem está na luta pela melhoria da educação, a mesma educação que, pelo jeito, faltou ao Presidente.
    18
    27



  • Dona Aur?lia aposentada

    Quarta-Feira, 15 de Maio de 2019, 17h35
  • Tumulto??? Tumulto é o caos que vai virar a educação sem os repasses. Façam me o favor né? Tão parecendo a globo. E olha que até eu votei nesse energúmeno.
    16
    22