Cidades Quarta-Feira, 12 de Março de 2025, 17h:53 | Atualizado:

Quarta-Feira, 12 de Março de 2025, 17h:53 | Atualizado:

DIÁLOGOS

Protocolo “Não é Não” é levado ao debate no estúdio de vidro

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

MP NAO E NAO.jpg

 

No terceiro dia de entrevistas no estúdio de vidro, o projeto “Diálogos com a Sociedade” recebeu convidados para debaterem o protocolo “Não é Não” no combate à violência contra a mulher. Os entrevistados pela Rádio CBN Cuiabá foram a promotora de Justiça Gileade Pereira Souza Maia, a delegada de Polícia Civil Mariell Antonini Dias e o superintendente do Pantanal Shopping, César Moraes. Assista aqui à entrevista na íntegra.

“A lei “Não é Não” (Lei nº 14.786/2023) surge para coibir agressões em estabelecimentos em que haja a venda de bebidas alcoólicas e para reforçar que o “não” da mulher significa não, e deve ser respeitado”, ponderou a promotora de Justiça Gileade Maia, que é auxiliar do procurador-geral de Justiça (PGJ).

A promotora destacou também que a lei veio para oferecer segurança à mulher contra possíveis constrangimentos que ela venha a sofrer e que, muitas vezes, são levados como brincadeiras. “A mulher que se sentir constrangida, seja pela insistência ou importunação, é protegida pela lei e deve ser imediatamente amparada pelo estabelecimento em que esteja”.

De acordo com a delegada Mariell Antonini, além de conter os atos de violência, o protocolo serve para conscientizar e trazer informação para a população. “Está previsto na lei o dever dos bares, restaurantes, boates etc., de fixar em locais visíveis dentro de seus estabelecimentos, adesivos com informações claras sobre o direito da mulher, como ela deve buscar ajuda, como acionar os canais de denúncia e atendimento. E esse processo de conscientização tem que envolver todos, especialmente os homens”, explicou.

Para a delegada, a sociedade deve ensinar os homens, desde pequenos, a como respeitar as mulheres. “Ensinar nossos meninos como se portar perante as mulheres é essencial para que tenhamos cidadãos mais responsáveis”, afirmou.

O superintendente do Pantanal Shopping, César Moraes, destacou a importância de sempre capacitar suas equipes para que estejam preparadas para atender as mulheres da melhor maneira possível. “Nós, como estabelecimento comercial e canal de comunicação, procuramos facilitar a linguagem com o nosso público, e a parceria com o Ministério Público evidencia isso. Essa parceria possibilitou que nosso time de colaboradores esteja treinado, caso precise intervir em situações que constranjam a mulher, seguindo e colocando em prática o protocolo ‘Não é Não’”, enfatizou.

As entrevistas do projeto Diálogos com a Sociedade seguem até o dia 11 de abril, das 14h às 15h, no estúdio de vidro localizado na entrada principal do Pantanal Shopping, com transmissão ao vivo pelo canal do MPMT no YouTube. A iniciativa é viabilizada por meio de parcerias com empresas privadas. São parceiros do MPMT nesta edição o Pantanal Shopping, TV Centro América, Rádio CBN, Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja), Unimed Mato Grosso, Bodytech Goiabeiras e Águas Cuiabá.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet