As reeducandas da Cadeia Pública Feminina de Colíder tiveram uma programação especial de fim de ano. Durante três dias, a direção da unidade prisional, em parceria com o Poder Judiciário e o Conselho da Comunidade, realizaram uma série de atividades, todas voltadas para a ressocialização das detentas.
Na segunda-feira (15 de dezembro) as reeducandas tiveram uma sessão especial de cinema com o filme “À Procura da Felicidade”, com Will Smith. Na terça-feira (16 de dezembro) a programação continuou com uma palestra ministrada por um psicólogo voluntário.
“A receptividade foi muito grande. Elas gostaram muito do filme e ficaram atentas à palestra. O Judiciário tem sido parceiro nestas situações, pois o objetivo é que essas mulheres ao deixarem a unidade prisional retomem suas vidas, voltem para suas famílias e sejam reinseridas na sociedade, evitando assim que retornem ao crime”, destaca a juíza diretora do Foro de Colíder, Paula Saide Biagi Messen Mussi Casagrande.
Nesta quarta-feira (17 de dezembro) o evento encerrou com um culto ecumênico ministrado pelas igrejas católica e evangélica. Logo após foi servido um café da manhã e realizado o sorteio de brindes, doados pelo comércio local.
“Logo que assumi a direção da cadeia, há sete meses, senti que o clima na unidade era muito pesado e hostil e que precisava mudar isso. Fui então em busca de parceiros de colocar em prática projetos como este. O Judiciário desde o primeiro momento se mostrou solidário a causa, juntamente com o Conselho da Comunidade”, explica o diretor da cadeia, Júlio César Silva Pereira.
Ele destaca que os resultados já podem ser sentidos e que gradativamente o comportamento das reeducandas vem mudando, para melhor. “Claro que ainda existem problemas, mas eles são pontuais, hoje temos mais notícia positiva do que negativa para publicar”.
Das 36 detentas que estão na Cadeia Pública de Colíder, 15 são provisórias e 21 condenadas. Conforme o diretor da unidade, cerca de 90% delas teve envolvimento com tráfico de drogas. As reeducandas são de Colíder e região.