Dez reeducandos da Cadeia Pública de Alto Araguaia confeccionaram os uniformes que serão utilizados pelos detentos das Unidades Prisionais de Diamantino, Arenápolis, Nortelândia e São José dos Quatro Marcos. Mais de 500 uniformes foram fabricados, para os homens e para as mulheres.
A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), disponibiliza os tecidos para a confecção dos uniformes, como explica o diretor da unidade de Alto Araguaia, Gustavo Silva Machado. “O material entregue é de ótima qualidade. Depois da confecção, toda a produção será finalizada com a serigrafia”, diz.
Para o titular da Sejudh, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho, a confecção das peças é importante para o avanço e a modernização do Sistema Penitenciário. “Este trabalho padroniza o sistema, oferecendo uma identificação para os reeducandos e é feito com muita dedicação nas oficinas”.
A Unidade Prisional de Alto Araguaia tem vários projetos de ressocialização, como aulas de música, de informática, alfabetização, pintura e de incentivo à leitura. Também há uma fábrica de tijolos. São parceiros da Sejudh nestes projetos o Poder Judiciário, Ministério Público, Prefeitura Municipal, Conselho da Comunidade, Câmara de Vereadores e o Conselho Municipal de Segurança.