Moradores de 4 residenciais em Cuiabá, relatam que estão sem água nas torneiras há 1 semana e cobram da CAB Cuiabá uma solução para o problema que atinge os conjuntos habitacionais Águas Claras, Alice Novack, Marechal Rondon e Pascoal Moreira Cabral que ficam na BR-364 no quilômetro 13,5 próximo a Penitenciária Central do Estado no Pascoal Ramos. “É revoltante e humilhante o que estamos passando a 6 dias, liguei hoje na CAB e a informação é que não sabem o que está acontecendo”, relata o técnico em informática Jardson Souza, morador do Águas Claras.
Ele relata que somente no residencial onde mora, são mais de 350 casas. “Um caminhão-pipa estava levando água em algumas casas, mas parou alegando que a CAB já tinha resolvido o problema. Isso não aconteceu, continuamos sem um pingo e água na torneira. A conta foi reajustada, mas água que é bom não temos”, lamenta o morador que precisa deslocar-se com a família até a região dentral de Cuiabá para tomar banho pela manhã e escovar os dentes.
“Nossa situação é humilhante. Para nossas higiene pessoal temos que sair do Industriário e ir para o Poção tomar banho, escovar dente pela manhã. À noite temos que voltar lá e fazer a mesma coisa pra poder ir pra casa e dormir. Levamos louças e roupas pra lavar na casa da minha sogra, devido a falta d'agua e a CAB bem que manda em dia as contas e teve reajuste mês passado pra comemorar o mês da água”, desabafa Jardson. A filha mais velha do casal, de 11 anos foi mandada para a casa de conhecidos para evitar o sofrimento com a falta de água. A filha menor, uma bebê de 6 meses acompanha o pai e a mãe diariamente até o centro até a casa de familiares onde tenha água para a higiene pessoal.
De acordo com Jardson, é a segunda vez que ficam sem água. Da outra vez, a imprensa fez matéria e a CAB solucionou o problema. Dessa vez, segundo ele, a falta do líquido começou no sábado passado. “Diariamente ligamos para a CAB e eles informam que o reparo na bomba está sendo concluído e que no mesmo dia o abastecimento será normalizado. Não é o que acontece”, contrapõe.
Outro lado
Procurada, a CAB Cuiabá, disse através da assessoria de imprensa, que os residenciais Águas Claras, Alice Novack, Marechal Rondon e Pascoal Moreira Cabral são abastecidos pelo mesmo sistema de poços, cujo poço principal apresentou um problema eletromecânico, na terça-feira (8), e que foi corrigido no mesmo dia. Afirma que o fornecimento de água para os três residenciais foi normalizado nesta quinta-feira (10).
Porém, o morador do Águas Claras afirmou a água não retornou ainda, tanto que ele registrou uma nova reclamação nesta sexta-feira (11) e tem em mãos o número do protocolo. "Ainda estamos sem 1 gota d'água", garante ele.