Cidades Sexta-Feira, 21 de Março de 2014, 15h:12 | Atualizado:

Sexta-Feira, 21 de Março de 2014, 15h:12 | Atualizado:

Notícia

Secretaria e Associação promovem curso na área de hidrogeologia

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), e a Associação Brasileira de Águas Subterrâneas – Núcleo Centro Oeste (Abas Centro Oeste) realizam nos dias 10 e 11 de abril, no Auditório do Parque Estadual Massairo Okamura, o Curso de Interpretação de Parâmetros Hidrodinâmicos de Testes de Aquíferos para técnicos da área, em especial geólogos e engenheiros hidrólogos.

“Em razão dos procedimentos de analise técnica relativos a Outorga de água subterrânea, em especial os relacionados a hidrogeologia, alguns processos protocolados na Sema pelos profissionais responsáveis externos ao órgão vem apresentando inconsistências que esperamos ver dirimidas”, explicou o superintendente de Recursos Hídricos da Sema, Nédio Pinheiro.

O superintendente destacou que a ideia é fazer com que os processos atendam todas as exigências da normatização e, em consequência disso, tenham uma tramitação mais célere dentro do órgão ambiental. A capacitação será ministrada pelo hidrogeólogo Zoltan Cavalcante Romero.

INVESTIMENTOS

Promover a capacitação dos técnicos que atuam na área ambiental é uma das prioridades do Governo do Estado, que por meio da Sema, desde o ano passado, vem investindo na reestruturação do órgão ambiental a fim de atender a atual legislação ambiental e o princípio básico da eficiência e redução de custo operacional.

Um exemplo é a implantação do Sema Virtual que inclui o Sistema e-S@C, funcionando desde setembro do ano passado. O sistema que deverá ser estendido a toda a Sema permite a entrada e tramitação de forma digital dos processos e serviços na área florestal, resultando em maior celeridade, eficiência e transparência no acompanhamento e finalização dos processos ambientais.

Na área dos Recursos Hídricos outros serviços já estão disponíveis no portal do órgão, como a Sala de Situação, um centro de gestão de situações críticas que subsidia a tomada de decisões por parte dos órgãos competentes, através do acompanhamento das condições hidrológicas dos principais sistemas hídricos estaduais, com o objetivo de identificar possíveis ocorrências de eventos críticos, permitindo a adoção antecipada de medidas mitigadoras dos efeitos de estiagens e inundações.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet