A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) do centro de Cuiabá estudam uma parceria para estágios e cursos de capacitação. Uma reunião para alinhar a parceria foi realizada na Seduc entre os secretários adjuntos Amauri Fernandes e Irene Costa com dois representantes do IFMT.
Segundo o diretor geral do campus central do IFMT, Alceu Cardoso, a ideia inicial é colocar os alunos de cursos de graduação, como Pedagogia, Secretariado e Eventos, em estágios nas escolas estaduais em Cuiabá.
Em contrapartida, o IFMT vai oferecer cursos de capacitação para os profissionais da educação da rede estadual – professores, técnicos administrativos e apoio – desde formação continuada, graduação em Pedagogia, especialização e mestrado.
No entendimento de Alceu, os alunos do IFMT estagiando nas escolas estaduais é uma forma de melhorar a capacitação deles. Os cursos oferecidos aos profissionais da Educação, por sua vez, vão ampliar a qualidade de ensino. “A Seduc é uma parceira importante para o IFMT. Juntas, as duas instituições poderão fazer mais pelo Estado de Mato Grosso”, assinala.
O diretor de extensão do Campus do IFMT, Tiago Lacerda, que também participou da reunião, avalia que o encontro foi importante para definir essa parceria que poderá ter um cronograma aprovado nos próximos meses.
“O foco da diretoria de extensão do IFMT é conectar os nossos alunos ao mundo do trabalho. Fazer estágio nas escolas estaduais é importante porque poderão fazer as atividades como aprendizado e também fornecer uma mão de obra para contribuir com a educação. É um abraço da educação com a educação”, define.
Para a secretária adjunta de Gestão Educacional da Seduc, Irene Costa, considerando que os desafios da educação são enormes, estabelecer essa parceria, nesse momento, todos os profissionais da rede estadual se sentirão valorizados.
“É uma ótima parceria com ganho para as duas instituições. Teremos novos encontros para estabelecer os cronogramas e dar início as atividades”, frisa.