Cidades Sexta-Feira, 11 de Julho de 2025, 16h:17 | Atualizado:

Sexta-Feira, 11 de Julho de 2025, 16h:17 | Atualizado:

REGULARIZAÇÃO

Sema esclarece dúvidas sobre CAR Digital 2.0

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

SEMA.jpg

 

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) participou nesta sexta-feira (11.7) do Ciclo de Palestras em comemoração ao Dia do Engenheiro Florestal com o objetivo de esclarecer as dúvidas sobre o funcionamento do Cadastro Ambiental Rural (CAR Digital 2.0). Atualmente, mais de 1.500 profissionais, entre eles vários engenheiros florestais, estão cadastrados para confecção dos cadastros ambientais.

“Estamos aqui para ouvir vocês, esclarecermos as dúvidas e alinharmos estratégias para facilitarmos a operacionalização do sistema. O CAR Digital 2.0  veio  para contribuir com desenvolvimento do Estado e não para dificultar o processo de regularização dos imóveis rurais”, ressaltou a secretária adjunta de Gestão Ambiental, Luciane Bertinatto.

Segundo a secretária adjunta, os engenheiros florestais exercem papel fundamental no processo de regularização ambiental rural. Para garantir uma maior aproximação desses profissionais, a Sema propôs à Associação Mato-grossense dos Engenheiros Florestais (AMEF) elaboração de uma agenda conjunta para realização de reuniões mais técnicas sobre a temática.

“Nós estamos abertos para capacitações e eventuais ajustes pontuais no sistema com a finalidade de tornar o processo de regularização mais dinâmico e tranquilo”, assegurou Bertinatto.

Durante a participação no evento, a Sema apresentou detalhes sobre a confecção das bases temáticas de referência, sobre a homologação do sistema, que conta atualmente com mais 160 mil cadastros, entre outras questões. O órgão ambiental também demonstrou as principais demandas já recebidas em relação ao funcionamento do sistema e as adaptações e melhorias realizadas. 

Desde que o Cadastro Ambiental Rural (CAR Digital 2.0) foi lançado, em 04 de junho deste ano, mais de 12 mil cadastros já foram validados. Até o momento, 55 municípios de Mato Grosso estão com as bases temáticas de referência elaboradas e homologadas no CAR Digital 2.0. 

“A Sema vem trabalhando para que sejam confeccionadas todas as bases de referências dos municípios de Mato Grosso para que, o mais breve possível, todos sejam contemplados com o CAR Digital 2.0”, destacou a secretária adjunta. 

São informações sobre localização da hidrografia, dos remanescentes de vegetação nativa, das áreas de preservação permanente, reserva legal, entre outros dados de interesse para análise dos cadastros dos imóveis rurais.





Postar um novo comentário





Comentários (2)

  • Para Nilson Ribeiro

    Sábado, 12 de Julho de 2025, 04h01
  • Políticos e demais setes deslumbrados só tem medo de mídia negativa, parabéns pela denúncia pública, tenha fé, quem sabe assim, serás ouvido! A Sema tem muitos profissionais sérios, a sua maioria e infelizmente as notícias negativas parecem prevalecer mas tenho certeza absoluta que te atenderão. Aproveite e coloque o setor no qual fez a denúncia. Esta moça de azul é excelente profissional, atenciosa, competente e atende a todos sem soberba e educadíssima. Diferente de uma que parece saiu de lá, parecia que estava fazendo favor. Atendia a gente com cara de bunda (não sei se era a cara normal dela). O governadir precisa escolher melhor alguns comissionados. Servidor concursado parece que tem maus compromisso com o trabalho e com o pagador de impostos. Percebo isto em alguns órgãos públicos. Ficam querendo passar a imagem de intimidade com o governador e as secretárias(os) e ainda perde o voto pq pegamos antipatia de quem o colocou lá. Comissionados e terceirizados, aprendam a tratar o público que paga os seus salários, se não gosta de gente não trabalhe no serviço público, faça o favor de pelo menos não perder o voto. Sema atenda o rapaz aí e Nilson, volte aqui e fale se foi ou não atendido. #prontofalei
    1
    0



  • Nilson Ribeiro

    Sexta-Feira, 11 de Julho de 2025, 18h35
  • S E M A. A MAIS DE UM ANO, MANDEI PARA VOCÊS RETEIRADA DENÚNCIA DE RETIRADA DE AREIA DO LEITO DO RIO COXIPO PROXIMO AO BAIRRO PRAEIRINHO. MANDEI ATÉ LOCALIZAÇÃO COMO FORA PEDIDO. NADA FOI FEITO. AS DRAGAS CONTINUAM A RETIRADA DA AREIA. É VISÍVEL O ASSOREAMENTO DO RIO. ATÉ QUANDO ISSO VAI PERSISTIR????
    2
    0











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet