Cidades Segunda-Feira, 12 de Maio de 2014, 12h:34 | Atualizado:

Segunda-Feira, 12 de Maio de 2014, 12h:34 | Atualizado:

Notícia

Semana da Transparência estimula a prática da cidadania em Cuiabá

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

A Prefeitura de Cuiabá iniciou nesta segunda-feira (12) a 1ª Semana da Transparência, iniciativa que visa a apresentar à população as ações desempenhadas pelo poder público em todos os setores, além de estimular, nos cidadãos, a busca pela participação na gestão pública.

Por determinação do prefeito Mauro Mendes, a Semana da Transparência foi planejada pela Controladoria-Geral do Município para celebrar os dois anos de vigência da Lei de Acesso à Informação. Além disso, o evento também pretende propor a participação das crianças através da criação de ferramentas interativas e educativas. 

“Queremos alimentar desde cedo essa consciência cidadã, para que todos saibam como está sendo gasto o dinheiro público e de que forma todos podem ter acesso às informações sobre a gestão. Um de nossos principais públicos são as crianças, pois são elas que vão transformar o país e também a cidade de Cuiabá”, disse o controlador-geral do Município, Marcelo Bussiki. 

O projeto foi encaminhado para a Câmara de Vereadores de Cuiabá e será instituído no calendário de atividades do município, para que seja realizado todos os anos. Ao todo, alunos de nove escolas municipais participam da Semana da Transparência. 

Para estimular as noções de cidadania, a Controladoria do Município elaborou o Portalzinho da Criança “Patrulha da Transparência”, um site com jogos e informações sobre a ética e transparência na gestão pública; a “Escola da Transparência”, uma espécie de prestação de contas por parte das escolas municipais, que fornece informações sobre investimentos e despesas; o “Um por todos, todos por um”, projeto que visa a estimular o interesse pela destinação dos recursos públicos; e o Concurso de Redação e Desenho. 

A técnica do Tribunal de Contas do Estado, Cassyra Vuolo, falou sobre o papel do TCE neste processo. Segundo ela, a informação é a principal forma de combater a corrupção.

“O tribunal dará apoio técnico para a disponibilização de informações sobre a vida da escola, favorecendo a comunicação e o estímulo da cidadania. Mais do que receber ensino de qualidade, esta ação faz com que os alunos tenham mecanismos que os favoreçam nas questões práticas” afirmou Cassyra.

Para o chefe da Controladoria Geral da União (CGU), em Mato Grosso, Sérgio Akutagawa, a iniciativa é necessária para que as transformações aconteçam. “Não são estruturas que contribuem para um país melhor, mas as pessoas. A Prefeitura de Cuiabá está de parabéns por investir em transparência e assim formar uma base melhor”, concluiu Sérgio. 

A programação segue até o dia 16 de maio com uma série de atividades, como circuito de brincadeiras e apresentação dos principais projetos desenvolvidos para dar ao cidadão maior acesso às informações de interesse público.

Para a realização da programação, a Controladoria-Geral do Município contou com a parceria de vários órgãos, como o Tribunal de Contas do Estado (TCE), o Ministério Público, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Controladoria-Geral da União (CGU), além das Secretarias Municipais de Trânsito e Transporte, Procuradoria, Ouvidoria e Educação.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia






Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet