Cidades Quarta-Feira, 15 de Maio de 2024, 10h:55 | Atualizado:

Quarta-Feira, 15 de Maio de 2024, 10h:55 | Atualizado:

CAPACITAÇÃO

Servidores recebem orientações sobre abuso e exploração sexual infantil

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

capacitacao-rondonopolis

 

A Prefeitura de Rondonópolis (212 km de Cuiabá), por intermédio da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social (Sempras) juntamente com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o Conselho Tutelar e o Ministério Público Estadual (MPE) iniciou na manhã desta quarta-feira (15), nas instalações da Diretoria Regional de Educação- (DRE-MT), a capacitação de servidores da rede de Saúde e Educação, com orientações sobre prevenção e identificação de situações de abuso sexual contra crianças e adolescentes, em alusão ao dia 18/05, considerado o Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual Infantil.

Segundo informações da Sempras, pelo menos 400 servidores serão capacitados. No período da manhã, será a vez dos profissionais da Educação, e no período da tarde, os da Saúde.

Conforme a programação, as palestrantes serão: a Assistente Social - Márcia Gislene Casali especialista em Gestão de Pessoas para a Qualidade; e Comportamento Humano nas Organizações, profissional do SUAS que discorre sobre encaminhamentos e proteção. 

E ainda a Psicóloga Regiane Mendes Fernandes, pós graduada em Neuropsicologia; Análise do Comportamento Aplicada (ABA), Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) e Psicomotricidade; e, graduanda em Terapia Ocupacional.

capacitacao-rondonopolis

 

Ainda segundo a Sempras, o objetivo da capacitação é dotar os profissionais que lidam diretamente com as crianças, com recursos técnicos que possam identificar os primeiros sinais de abuso e violência sexual que possa estar havendo com a criança. Então a capacitação pretende preparar essas pessoas para que no momento da identificação eles consigam entender o fluxo de encaminhamento para a proteção integral destas crianças, submetidas a esse sofrimento terrível.

Ressaltando que após a qualificação, esses profissionais estarão aptos a orientar a rede de saúde e de educação a saber como lidar com as situações onde se identifique sinais de abuso; quais os encaminhamentos a serem feitos, para onde encaminhar, com quem falar e a quem procurar; além dos primeiros passos para efetuar a ajuda e não revitimizar a criança, ampliado o círculo de proteção ao público-alvo que são as crianças e os adolescentes.

No próximo dia 21, no auditório da prefeitura, será a vez da capacitação dos profissionais da Promoção Social, que também atuam de forma mais ampla no segmento social, e devem estender os cuidados ao público idoso, que infelizmente, também está exposto a violência, seja ela doméstica e familiar, ou no dia a dia fora do lar.

Fazem parte dessa qualificação, a Sempras, a Semed, a SMS, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o Conselho Tutelar e o Ministério Público.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia






Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet