Cidades Quarta-Feira, 21 de Julho de 2021, 14h:47 | Atualizado:

Quarta-Feira, 21 de Julho de 2021, 14h:47 | Atualizado:

RETORNO

Sete unidades do MPE seguem fechadas em MT

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

mpe-pgj.jpg

 

Apenas sete dos 77 municípios de Mato Grosso que contam com sedes de Promotorias de Justiça estão classificados como risco alto para contaminação da Covid-19, conforme a edição mais recente do boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, divulgado nesta terça-feira (20). As demais cidades apresentam risco moderado e encontram-se na  terceira etapa do Plano de Retomada do Trabalho Presencial (PRTB) do Ministério Público do Estado de Mato Grosso.

Ao que tudo indica, muito em breve, a maioria das unidades da instituição deve retomar o atendimento presencial em período integral. Atento a esta questão e para garantir que esse retorno ocorra da maneira mais segura possível, o MPMT vem adotando várias medidas de biossegurança.

A promotora de Justiça auxiliar da Procuradoria-Geral de Justiça e coordenadora do Programa  Vida Plena, Claire Vogel Dutra, explica que o trabalho começou com a elaboração do Guia de Orientações sobre Covid-19 no ano passado, logo após o início da pandemia. “A medida que o tempo foi passando tivemos que nos readequar para atender as demandas que iam surgindo. O último produto entregue foi o Plano de Retomada do Trabalho Presencial com atualização semanal dos dados relacionados à classificação de risco para suporte às unidades do MP”, informou.

Segundo a chefe do Departamento de Apoio Administrativo (DAA),  Susana Fátima dos Santos, o setor realizou estudo preliminar acerca da disponibilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). O levantamento levou em consideração pesquisa realizada pelo Programa Vida Plena com mapeamento dos casos de Covid-19 para direcionamento das ações internas de biossegurança. Mais de 600 integrantes participaram da pesquisa. “No início da pandemia foram adquiridos vários insumos. Esta semana concluímos mais uma licitação para ata de registro de preço para aquisição de máscaras face shield. Existe ainda um outro certame em andamento para aquisição de novos produtos. Além das aquisições também temos realizado um trabalho, em parceria com o Corpo de Bombeiros, para desinfecção das unidades”, explicou.

Entre os itens que serão licitados estão tapetes sanitizantes para todos os prédios do MP, totem display para álcool gel com dispenser e pedal, frascos plásticos com válvula spray para álcool e máscaras para os cidadãos que procurarem o Ministério Público sem o acessório de proteção.

Desde o início da pandemia, já foram realizadas 20 desinfecções, incluindo as unidades de Cuiabá e interior do Estado.  A ação é preventiva e faz parte da Operação Biodefesa, promovida pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), por meio do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) e Comandos Regionais (CRBMs).

 

O trabalho é desenvolvido de acordo com as demandas apresentadas e é acompanhado pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do MPMT. A descontaminação biológica é feita mediante pulverização de hipoclorito de sódio (NaClO) com concentração de 1%, como prevê a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Essa solução é eficaz contra diversos vírus, inclusive o coronavírus. A ação é realizada gradativa e periodicamente em todos os prédios públicos de Mato Grosso, incluindo as unidades do MPMT.





Postar um novo comentário





Comentários (1)

  • Adaildon Costa

    Quarta-Feira, 21 de Julho de 2021, 18h09
  • Tá passando da hora desse povo voltar a trabalhar presencial.
    1
    0











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet