O Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) do Ministério Público de Mato Grosso apresentou, na manhã desta quarta-feira (11), a versão 4.0 do Sistema Integrado do Ministério Público (Simp) durante a IX Mostra de Soluções de Inovação e Tecnologia do Ministério Público. A mostra integra a programação da 9ª edição do Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação dos Ministérios Públicos e Tribunais de Contas (Enastic), promovida pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) até o dia 14 de março, em Fortaleza (CE).
O sistema do MPMT, que será oficialmente implantado no dia 24 de março, foi apresentado pelo assessor de Tecnologia da Informação Daniel Ribeiro Soares. A comitiva do MPMT no evento é composta ainda pelo coordenador do DTI, promotor de justiça José Mariano de Almeida Neto, pelo chefe do DTI, Édipo Avelino dos Santos Palha, e pelo chefe de Desenvolvimento de Sistemas e Aplicativos do departamento, Jeferson Lamartine Boldrin.
Conforme Daniel Soares, o Simp, que engloba os módulos judicial e extrajudicial, é “uma verdadeira plataforma de gestão que simplifica as rotinas e potencializa o gerenciamento”. O assessor de TI explicou que uma das grandes inovações do sistema é o assistente virtual de Inteligência Artificial (IA), capaz de elaborar uma minuta de denúncia em 80 segundos, o equivalente a 44 denúncias em uma hora.
De acordo com o servidor do MPMT, para que isso fosse possível, a estrutura e a forma de escrita dos promotores de Justiça foram estudadas em cerca de 34 mil documentos. Assim, as minutas geradas por IA seguem a padronização e linguagem específica dos membros. Além disso, o assistente virtual possibilitará a busca ágil de informações processuais via chat, com respostas instantâneas.
Encontro Nacional - O Simp 4.0 foi selecionado entre 59 iniciativas bem-sucedidas na área da inovação e da tecnologia desenvolvidas e utilizadas pelo CNMP, pelos quatro ramos do Ministério Público da União e por 18 Ministérios Públicos estaduais. As iniciativas foram selecionadas pelo Comitê Técnico organizador da mostra, com base no Catálogo de Soluções Digitais da Plataforma MP Digital.
A 9ª edição do Encontro Nacional tem como objetivo promover a reflexão sobre temáticas relevantes para a implementação de metodologias de trabalho inovadoras no segmento e debater as principais ferramentas tecnológicas capazes de acelerar a transformação digital dos Ministérios Públicos e Tribunais de Contas do Brasil.