Cidades Quarta-Feira, 07 de Maio de 2014, 21h:47 | Atualizado:

Quarta-Feira, 07 de Maio de 2014, 21h:47 | Atualizado:

Notícia

Sinop sedia nesta sexta debate sobre usina hidrelétrica

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Os deputados realizam nesta sexta-feira (9), às 18 horas, na Câmara Municipal de Sinop, audiência pública para discutir o Projeto Básico Ambiental UHE Sinop Rio Teles Pires (PBA), executado pelo Consórcio Energético Sinop. De autoria dos deputados Baiano Filho (PMDB), Romoaldo Júnior (PMDB) e Dilmar Dal´Bosco (DEM), já estão confirmadas as presenças de secretários de Estado, lideranças municipais e segmento organizado.

Além dos impactos ambientais, o encontro também servirá para aprofundar as discussões sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Teles Pires. “Identificar e avaliar os efeitos sinérgicos e cumulativos decorrentes dos impactos potenciais a serem causados quando da implantação dos aproveitamentos hidrelétricos previstos no âmbito dessa bacia, assim como orientar o posterior processo de licenciamento ambiental de tais aproveitamentos”, explica Baiano Filho, ao destacar que será necessário promover o desenvolvimento de indicadores de sustentabilidade da bacia, tendo como foco os recursos hídricos e sua utilização para a geração de energia. 

Durante a audiência, também será discutida a implementação da bacia hidrográfica de acordo com uma concepção ambiental estratégica, na qual os impactos ambientais sejam avaliados para o conjunto dos empreendimentos hidrelétricos previstos. 

Vale destacar que recentemente a equipe técnica da Usina Hidrelétrica Sinop (UHE-Sinop) começou os trabalhos de detalhamento do Projeto Básico Ambiental (PBA), que trata sobre todas as ações a serem desenvolvidas na região antes, durante e após o término da construção da UHE-Sinop. Os primeiros a receberem as informações foram técnicos de cinco prefeituras da região: Sinop, Sorriso, Cláudia, Ipiranga do Norte e Itaúba. 

De acordo com o programa, o laudo contém informações que abrangem três áreas: físico, biótico e sócio econômico, ou seja, programas que serão desenvolvidos que garantam a preservação das espécies (fauna e flora), estrutura física, transferência de famílias que serão atingidas pelas águas e o que o empreendimento significa economicamente para a região. 

Outro ponto importante, de acordo com o programa, os cinco municípios onde os encontros foram realizados terão parte de suas áreas tomadas pelas águas do reservatório da UHE, por isso a necessidade de detalhar o PBA. São eles: Claudia, Ipiranga do Norte, Itaúba, Sinop e Sorriso.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet