Apesar da orientação da Prefeitura de Cuiabá para que a população evite filas e utilize o cadastro online, dezenas de pessoas passaram a noite desta segunda (14) para terça-feira (15) na porta do Palácio Alencastro, sede do Executivo municipal, em busca de uma vaga no programa habitacional Casa Cuiabana.
Segundo a Secretaria de Habitação de Cuiabá, serão disponibilizadas 200 senhas por dia para atendimento presencial até o dia 19 de julho. A secretária Michelle Dreher explicou que o cadastro pode ser feito com tranquilidade, inclusive pela internet, sem a necessidade de enfrentar filas.
“As pessoas não precisam dormir na fila. Ontem à noite alguns insistiram em ficar, mesmo depois de explicarmos que a ordem de inscrição não interfere na seleção. Conversei, mas decidiram permanecer. Eles criaram uma lista própria com numeração, mas as senhas oficiais da Prefeitura só começaram a ser entregues nesta manhã, ás 8:15.”, afirmou Michelle.
A titular da pasta reforçou que todos os inscritos, presencial ou online, concorrerão de forma igual. “As inscrições seguem até o dia 19 de setembro e o cadastro tem validade de 3 anos, com vários sorteios previstos nesse período. Tudo será por sorteio, não por ordem de chegada”, completou.
A diarista, Regilânia de Azevedo, de 47 anos, é uma das muitas pessoas que estão na expectativa por uma senha, ela chegou ao local ainda na noite de segunda-feira (14), por volta das 19h. Ela decidiu dormir na calçada, como tantos outros. “Acho mais garantido vir aqui. Eu preciso, moro de aluguel no bairro Tijucal. Só saio daqui quando conseguir a senha”, afirmou.
Mesmo com a recomendação, a movimentação na sede da prefeitura foi intensa nas primeiras horas da manhã. Equipes da Secretaria de Habitação foram mobilizadas para orientar quem não conseguiu senha e auxiliar no preenchimento do cadastro online direto do celular.
A expectativa é que, se o tempo permitir, mais pessoas além das 200 previstas sejam atendidas ainda nesta terça-feira.