Cuiabá terá 33 domingos em 2025 com ônibus gratuitos à população. Esse benefício foi concedido pelo prefeito Abilio Brunini com a sanção da Lei Municipal 7.248 publicada no dia 29 de abril na Gazeta Municipal. A proposta de autoria do Executivo foi aprovada por unanimidade pelos 27 vereadores.
A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a inclusão social, a mobilidade acessível e o fortalecimento do transporte público como ferramenta de cidadania.
A lei ainda prevê que a gratuidade do transporte coletivo poderá ser concedida mediante decreto municipal. Em 2025, os feriados de Independência do Brasil (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida - Padroeira do Brasil (12 de outubro), Finados (2 de novembro) cairão nos domingos.
Em quatro feriados que cairão em dias da semana em 2025, poderá ser concedida à gratuidade do transporte coletivo a partir de decreto de autoria do prefeito Abilio Brunini.
Importante lembrar que a Tarifa Zero é válida apenas para Cuiabá e não se aplica ao transporte intermunicipal entre Cuiabá e Várzea Grande.
Para usufruir do benefício, é necessário possuir o cartão transporte, que pode ser solicitado pelo link https://amtu.com.br/solicitacao-de-cartao-transporte, nas cabines da MTU, nos terminais/estações de transporte ou com monitores devidamente identificados.
Movimentação
No dia 1º de maio, primeiro dia de vigência do transporte público gratuito, 27.722 passageiros aproveitaram a oportunidade para visitar espaços públicos, parques, amigos e familiares.