Cidades Sexta-Feira, 18 de Julho de 2025, 14h:01 | Atualizado:

Sexta-Feira, 18 de Julho de 2025, 14h:01 | Atualizado:

Notícia

TCE-MT lança novos painéis do Radar e amplia controle sobre concessões e investimentos em TI

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

TCE FACHADA .jpg

 

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) lançou, nesta semana, dois novos painéis do Radar de Controle Público: o Radar Concessões e o Radar TI. As ferramentas permitem acompanhar contratos de concessões e parcerias público privadas (PPPs), além de investimentos em tecnologia feitos pelo estado e municípios.

Clique aqui para acessar.

Desenvolvidas pela Secretaria Executiva de Tecnologia da Informação (SETI), as novidades se somam a outros 10 painéis temáticos do sistema, garantindo o monitoramento de contratos e gastos em tempo real. Para o presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, este controle resulta na melhoria dos serviços na ponta.

“A tecnologia é uma das maiores aliadas do controle externo. Com o Radar, oferecemos à população, aos gestores e aos órgãos de controle dados estratégicos. O Radar Concessões e o Radar TI chegam para ampliar ainda mais essa transparência. Estamos colocando o cidadão no centro da fiscalização”, avalia.

Pelo Radar Concessões é possível acompanhar os detalhes de concessões públicas e parcerias público-privadas firmadas por entes estaduais e municipais. O painel reúne dados sobre contratos vigentes, incluindo valores envolvidos, prazos, status de execução e ente concedente, por exemplo.

O secretário da SETI, Reginaldo Hugo Szezupior dos Santos, explica que o conteúdo também pode ser acessado por áreas de atuação, como saneamento básico, iluminação pública e mobilidade urbana, entre outros. Além disso, ressalta que a dinâmica do portal fortalece a governança sobre ações de alto impacto social.

“Organizamos em um único ambiente, informações que antes estavam fragmentadas em diversos sistemas e documentos. Agora, qualquer cidadão pode acessar os dados das concessões formalizadas, compreender sua situação atual e verificar os compromissos assumidos. É uma iniciativa que aprimora a gestão e incentiva o controle social”, afirma.

Já o Radar TI traz uma visão consolidada dos investimentos no setor, permitindo identificar as quantias destinadas e padrões de comportamento orçamentário e contratual.

Segundo o subsecretário de Sistemas do TCE-MT, Rodrigo Matos Medeiros, o Radar TI oferece um diagnóstico da capacidade tecnológica dos jurisdicionados, subsidia tanto a atuação orientativa quanto a fiscalizatória, estimulando a administração pública a adotar boas práticas nesta área.

“Isso contribui não apenas para o aprimoramento do controle, mas também para o planejamento institucional, a definição de prioridades e a elevação do patamar digital dos serviços prestados à sociedade. É uma ferramenta estratégica, pensada para apoiar o gestor moderno na tomada de decisões mais eficazes e fundamentadas”, pontua.

Expansão constante

O portal Radar reúne dados oficiais, declarados em sistemas governamentais, prestações de contas e fontes públicas, como o sistema Auditoria Pública Informatizada de Contas (APLIC) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados estão distribuídos em painéis como Educação, Obras, Compras Públicas e Saúde, entre outros.

Em constante expansão, o sistema já havia sido atualizado em 2025 com outros dois painéis temáticos: o Meio Ambiente e o Previdência. Só neste ano, a plataforma já contabilizou mais de 775 mil visualizações, com 47 mil usuários ativos e 1.671 interações com o conteúdo.

Desde seu lançamento, a plataforma é reconhecida por instituições de todo o país como referência em transparência e controle. Graças aos resultados alcançados, ela também se tornou um dos produtos do Tribunal certificado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) com o selo ISO 9001.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet