Cidades Sexta-Feira, 09 de Julho de 2021, 10h:18 | Atualizado:

Sexta-Feira, 09 de Julho de 2021, 10h:18 | Atualizado:

XEPA MANTIDA

TCE nega barrar vacinação de 18 a 49 anos em Cuiabá e investigará vazamento

Conselheiro pede dados para prefeito e secretário sobre vacinados

WELINGTON SABINO
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

rankingvacinacao.jpg

 

O Tribunal de Contas do Estado negou há pouco que tenha emitido uma notificação recomendatória ao prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), e ao secretário municipal de Saúde, Célio Rodrigues da Silva, para que suspendam em 24 horas a vacinação aleatória de pessoas entre 18 e 49 anos na chamada “xepa”. Em nota, a Corte de Contas alega que somente requisitou da Secretaria Municipal de Saúde um relatório com a lista de todas pessoas que se cadastraram para vacinação no dia 29 de junho.

Pediu que o relatório tenha, no mínimo, identificação da pessoa, faixa etária a qual pertence e horário no qual foi feito o agendamento no sistema. Solicitou também a relação de pessoas convocadas para vacinação entre 30 de junho e 6 de julho.

O orgão ainda explica que o documento vazado à imprensa não é "oficial". Também assegura que irá investigar o suposto vazamento do esboço da notificação.

O TCE diz ainda ser favorável a vacinação no sistema adotado pelo município. “O vazamento de informações não oficiais será apurado”, esclarece a Corte de Contas na nota divulgada à imprensa.

O ofício elaborado pelo Tribunal de Contas no dia 7 de julho pedindo informações ao secretário municipal de Saúde e à coordenadora de Vigilância a Doenças e Agravos, Valéria Benedita Santos de Oliveira, tem duas páginas e traz assinatura dos auditores externos, Felipe Favoreto Grobério e Luiz Otávio Esteves de Camargos, além do secretário de Controle Externo de Saúde e Meio Ambiente, Marcelo Takao Tanaka.

 

NOTA PÚBLICA

O Tribunal de Contas de Mato Grosso nega qualquer decisão determinando a suspensão de vacinação em Cuiabá.

Tendo em vista o início do cadastro para vacinação de pessoas entre 18 e 49 anos, no dia 7 de julho, o Tribunal de Contas oficiou a Prefeitura de Cuiabá requisitando documentos e informações referentes à imunização desse grupo.

No ofício, o TCE-MT requisitou um relatório com a relação de todas as pessoas que se cadastraram para vacinação no dia 29 de junho, contendo, no mínimo, identificação da pessoa, faixa etária a qual pertence e horário no qual foi feito o agendamento no sistema, bem como relatório com a relação de pessoas convocadas para vacinação entre 30 de junho e 6 de julho.

Relator das contas da Prefeitura de Cuiabá, o conselheiro Antônio Joaquim lamentou o vazamento de informações falsas e enfatizou ainda que é favorável a vacinação no sistema adotado pelo Município.

O vazamento de informações não oficiais será apurado.





Postar um novo comentário





Comentários (7)

  • Maria luz

    Sexta-Feira, 09 de Julho de 2021, 15h04
  • Está de parabéns os conselheiros do tce, pq a nossa população mais jovem precisar sim ser vacinados, pelo simples fato de ter gente que agenda e na hora não vai vacinar,além do mais tem jovens que tem que sair pra trab por ser arrimo de família.que não quer vacinar tem quem quer e com qualquer vacina
    2
    0



  • Roberto auditor

    Sexta-Feira, 09 de Julho de 2021, 14h47
  • A culpa disso tudo, vocês sabem de quem é. Aquele que não comprou as vacinas da Pfizer em agosto do ano passado, boicotou a Coronavac e tenta desestimular as pessoas a se vacinarem. Depois os cupinchas negociaram propina de um dólar tomando chopes com o tal cabo da PM de Minas e um "reverendo" de denominação desconhecida. Se tivesse comprado as vacinas a tempo e na quantidade certa não teria essa confusão de xepa e muitos milhares de brasileiros não teriam morrido. São Pedro vai recebê-lo de chicote na mão.
    1
    1



  • Mauro

    Sexta-Feira, 09 de Julho de 2021, 11h42
  • Virou bagunça.
    5
    2



  • Marcelo

    Sexta-Feira, 09 de Julho de 2021, 11h36
  • O que esperar de um órgão que é o sonho de carreira de todo político?
    6
    3



  • Valéria

    Sexta-Feira, 09 de Julho de 2021, 10h53
  • Essa forma de vacinação por sorteio não segue o critério determinado pelo Plano Nacional de Vacinação que estabelece a vacinação por ordem decrescente de faixa etária. Não há transparência e só mascara o quanto a vacinação em Cuiabá está atrasada em relação aos demais municípios. Tenho 47 anos, fiz o cadastro de manhã no dia 29/06 e ainda não fui chamada... é revoltante considerando que todos na faixa etária dos 40 já foram vacinados nos outros municípios do Brasil... exceto CUIABÁ.
    7
    3



  • Jade

    Sexta-Feira, 09 de Julho de 2021, 10h44
  • Parabéns ao Conselheiro Antonio Joaquim pelo esclarecimento, é inadmissível furar fila, mas é TOTALMENTE LEGAL E MORAL ceder a vacina a pessoas realmente interessadas, os faltosos a grande maioria são por motivos de querer escolher qual vacina tomar, tem pessoas que desistiram por mais de uma vez por não ser a vacina que queriam tomar. Em plena pandemia, com dificuldades na aquisição e atrasos não podemos nos dar o luxo de escolher, e devem sim esses ficarem no final da fila, com saúde não se brinca.
    13
    0



  • Izair de Arruda Botelho

    Sexta-Feira, 09 de Julho de 2021, 10h30
  • Até que enfim alguém sensato e responsável para nós resguardar e falar sobre o tema. O que prefeitura está fazendo e um absurdo. Pois eu por exemplo, tenho 46 anos, e fiz O meu cadastro no primeiro dia. Porém até hoje não fui chamado. Na verdade a prefeitura e governo do estado, estão mascarando a realidade atual de quantos pessoas já foram vacinadas. São incompetentes, estão muito atrasados em relação aos demais estados e municípios, e com isso deixaram de vacinar por faixa etárias. A razão que assim apareceria a sua devida irresponsabilidade mostrando o quantos estão atrasados. Imagina que no Estado de São Paulo, já pessoas estão vacinando as pessoas com, 37 anos. Porém aqui ainda estava na ordem dos 50 anos ou mais. E em razão disso, mudaram a forma de cadastrando anteriormente,que era por faixas etárias de 10 em 10, dez anos. O gato de o cadastramento estava sendo de 10 em 10, anos, já mostra que querem, mascarar a verdade. Ora, porque de 10 em 10, não deveria ser de 05 em 05 anos, ou menos. No entanto mesmo sendo de 10 em 10 anos, isso nao consegui manter-se por muito tempo. Razão está que foi feito esse cambalacho para iludir o povo com uma falsa sensassao de estarmos em dia com a vacinação.
    12
    7











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet