Cidades Quarta-Feira, 09 de Outubro de 2019, 17h:42 | Atualizado:

Quarta-Feira, 09 de Outubro de 2019, 17h:42 | Atualizado:

Notícia

TJ irá apresentar experiência com contratação de pessoas surdas em evento do TRT

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

A coordenadora judiciária do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Mariely Carvalho Steinmetz, irá participar, no próximo dia 29 de outubro, às 17h, do “4º Encontro de Gestão da Responsabilidade Socioambiental da Justiça do Trabalho”. O evento será realizado na sede do Tribunal Regional do Trabalho 23ª Região e a servidora irá participar do painel sobre ‘Acessibilidade e Inclusão’.

Na oportunidade, será difundida a experiência do TJMT com a contratação de pessoas surdas para a prestação de serviços de digitalização.

“Fomos convidados porque aqui no Centro-Oeste somos pioneiros na utilização de pessoas com deficiência numa proporção tão grande e num projeto de tamanha relevância. Isso chegou ao conhecimento da organização do evento do TRT, que nos convidou para relatar o nosso case de sucesso”, explicou a coordenadora.

Ela conta que na palestra irá abordar variados temas, como a importância da inclusão e da resolução do Conselho Nacional de Justiça que versa sobre a acessibilidade (n. 230/2016 – confira AQUI). “Inclusive nós temos uma comissão formada no Tribunal de Justiça que atua diretamente nessa questão. Vou falar da importância do trabalho desenvolvido por eles. Aqui nós ganhamos em qualidade e em celeridade”, salientou Mariely.

Atualmente, além dos 40 surdos que atuam no Departamento Judiciário Auxiliar (Dejaux) e na Secretaria Auxiliar da Vice-Presidência do TJMT, quatro intérpretes de Libras são responsáveis por garantir a interação e a comunicação no ambiente de trabalho.

A iniciativa é realizada em parceria com a Universidade Livre para a Eficiência Humana (Unilehu), responsável pela contratação dos surdos e intérpretes.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), no censo demográfico de 2010, Mato Grosso possui mais de 127 mil pessoas com deficiência auditiva, entre aquelas que possuem alguma dificuldade, grande dificuldade ou que não escutam de modo algum.

 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet