Cidades Quinta-Feira, 03 de Abril de 2025, 15h:04 | Atualizado:

Quinta-Feira, 03 de Abril de 2025, 15h:04 | Atualizado:

Notícia

TJMT encerra tour de estudantes por órgãos públicos na Capital

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

VISITA ESTUDANTES.jpg

 

Para quem estava acostumado com as salas de aula fechadas do ensino médio e cursinhos preparatórios para os vestibulares e Enem, visitar o Tribunal de Justiça ao vivo e a cores no primeiro mês de faculdade foi algo surpreendente. Na terça e quarta-feira (1º e 2 de abril), o programa Nosso Judiciário recebeu os calouros de Direito do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag).

Este é o segundo ano que o Centro Acadêmico (CA) de Direito do Univag fica responsável pela organização de visitas ao TJ. A ação teve tanta adesão que foi necessário dividir a turma em dois dias. A intenção por trás era, além de motivar, introduzir o mundo jurídico aos calouros.

A presidente do CA, Isabela Gaudie Lei, explicou que foram 100 inscrições para realizar o tour pelos prédios da Ordem dos Advogados do Brasil, Defensoria Pública, Turma Recursal dos Juizados Especiais e Tribunal de Justiça. Tudo parte do Mês de Introdução do Calouro, organizado por ela e outros representantes.

Aluna do 7º semestre, Isabela já realizou outras visitas ao Palácio da Justiça de Mato Grosso, mas ainda lembra-se da primeira vez no TJMT quando era caloura. O retorno agora no fim do curso a fez perceber o quanto evoluiu. “Quando eu vim, tive uma dificuldade muito grande de entender o que acontecia durante a sessão. Vejo isso também nos alunos. Alguns tiveram também a dificuldade de compreender. Agora é muito diferente, consigo me ambientar melhor e de fato assimilar o que estava sendo dito no julgamento de Segundo Grau."

VISITA ESTUDANTES1.jpg

 

A estudante Fernanda Raica contou que também ficou um pouco perdida. Ela entrou na Faculdade de Direito direto do Ensino Médio e o curso escolhido sempre foi uma meta pessoal.

A aluna, que só conhecia a Justiça e o Judiciário pelos filmes e séries que assistia na TV, se encantou com a visita. “Tinha uma visão muito da ficção do que é e como é um tribunal, como é feita uma audiência e na realidade é diferente, é um formato diferente”, disse a estudante.

Seguindo o itinerário tradicional do tour pelo TJMT, os alunos assistiram a uma sessão da Primeira Câmara de Direito Público e Coletivo, presidida pela desembargadora Maria Erotides Kneip, onde puderam presenciar duas sustentações orais, isto é, um recurso jurídico que permite que advogados exponham as razões de seus recursos.

Em seguida, conheceram o Espaço Memória e encerraram o tour com um bate-papo com o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso, João Filho de Almeida Portela. Ele compartilhou um pouco de sua trajetória no Judiciário e deixou uma mensagem aos alunos. “Cada um de vocês está capacitado a estar no cargo de juiz, no cargo de promotor, no cargo de professor”, incentivou o magistrado.

Nosso Judiciário - O Projeto Nosso Judiciário é uma iniciativa do TJMT que busca aproximar o Judiciário de duas frentes: acadêmicos de Direito e estudantes do ensino médio. Desde sua criação, o projeto já atingiu 10.676 acadêmicos de 17 municípios e 44 faculdades, consolidando-se como uma ferramenta essencial para a formação jurídica e a conscientização cidadã.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet