A TV Centro América entrou no ar no dia 13 de fevereiro de 1967, quando as únicas cores que apareciam na televisão ainda eram o preto e o branco. De lá para cá, muita coisa mudou e a emissora evoluiu junto com a tecnologia. A imagem colorida deu vida às reportagens, a transmissão via satélite ganhou espaço e proporcionou mais qualidade aos materiais, e os equipamentos de última geração facilitaram a vida dos profissionais da comunicação.
Nesta terça-feira (13), a emissora comemora 57 anos de existência e, para lembrar o começo e a caminhada da afiliada da Rede Globo em Mato Grosso, o g1 separou os fatos mais relevantes sobre a TVCA, que cobre notícias em todo o estado.
O início
A Rede Mato-grossense de Televisão (RMC), pertence ao grupo Zharan e teve como ponto de partida a criação da TV Morena, em 1965, quando Mato Grosso e Mato Grosso do Sul ainda eram o mesmo estado. Dois anos depois, a TV Centro América foi inaugurada em Cuiabá.
A afiliação com a Rede Globo de Televisão ocorreu em 1976, quando a emissora passou a transmitir a programação e produzir conteúdos regionais próprios, além de programas de variedades, rurais e esportivos.
Cobertura de manchetes
A TVCA fez história no estado e no Brasil ao registrar o crescimento de Mato Grosso e os maiores acontecimentos do território mato-grossense. Um exemplo disso é quando a emissora cobriu, com excelência, a visita do Papa João Paulo, a Copa do Mundo e as eleições.
Além disso, os repórteres e cinegrafistas da Centro América marcaram presença nas notícias de maior repercussão já registradas em Mato Grosso, como a queda do avião da Gol em 2006, a chacina que vitimou sete pessoas em um bar, em Sinop, a 503 km de Cuiabá e o caso da adolescente Isabele Guimarães Ramos, de 14 anos, que morreu depois de ser atingida por um tiro acidental feito por uma amiga, em um condomínio de luxo, em Cuiabá.
Conheça os programas da emissora:
É Bem Mato Grosso
Estreou em 8 de setembro de 2012, com apresentação do jornalista e compositor Pescuma Morais. Conheça as crenças, as histórias, danças típicas, os sabores da culinária, as belezas naturais, os personagens do folclore mato-grossense, as artes e a música todos os sábados, às 10h45.
Mais Natureza
Programa inteiramente dedicado a mostrar as belezas naturais e o trabalho de quem se dedica à preservação do meio ambiente em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com a apresentação de Lorraine Costa e Jaqueline Bortolotto, todos os sábados às 11h.
Mais Agro
Apresentado pela paranaense Kátia Krüger, o programa 'Mais Agro' é exibido às sextas-feiras, das 6h às 6h30, com o intuito de valorizar a cultura do campo, o desenvolvimento de sementes, a tecnologia do maquinário agrícola e a agroindústria, que juntos alavancam o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.
Centro América FM
A rádio Centro América FM chegou em 2010 na contramão de tudo o que existia no mercado em Mato Grosso. Criada para um público segmentado, a rádio easy busca incitar as emoções do ouvinte com músicas selecionadas se tornou a rádio da família, dos cuiabanos e mato-grossenses.
O diretor de programação, entretenimento e comunicação da RMC, Ulisses Serotini, avalia que o sucesso se deve ao tripé: jornalismo, programação musical qualificada e um intervalo diferenciado.
Teotônio Brandão
Quarta-Feira, 14 de Fevereiro de 2024, 22h58