Cidades Terça-Feira, 13 de Julho de 2021, 16h:20 | Atualizado:

Terça-Feira, 13 de Julho de 2021, 16h:20 | Atualizado:

DESERTO

Umidade do ar chegará a 13% em Cuiabá

 

KÁTIA KRUGER
TV Centro América

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

umidade-calor-cuiaba.jpeg

 

Cuiabá não tem registros de chuva há 32 dias e, nesta terça-feira (13), a umidade relativa do ar pode chegar a 13%. O período de estiagem deste ano já começou e a capital tem sentido os reflexos das altas temperaturas com o início de queimadas.

A última chuva em Cuiabá foi registrada no dia 11 de junho. À época, houve uma queda de temperatura. No entanto, depois desse período, a cidade não teve mais registros de chuva, o que elevou a temperatura novamente.

De acordo com a meteorologista do Clima Tempo, Daniela Freitas, com o tempo seco, os poluentes podem ficar mais concentrados, causando problemas de saúde. "A gente tende a ter a qualidade do ar mais comprometida. Nesses períodos mais longos de tempos seco e sem chuva, os poluentes devem ficar um pouco mais concentrados, especialmente nas capitais e nas cidades grandes", explicou.

Cuiabá tem uma estação chuvosa que vai de outubro a abril, enquanto a estação seca vai de maio a setembro. Os meses mais chuvosos são entre dezembro e fevereiro, enquanto que os meses mais secos são os de junho, julho e agosto.

A umidade relativa do ar ideal para a saúde é de 40% a 70%, de acordo com a organização Mundial da Saúde (OMS). A baixa umidade pode causar muitos problemas de saúde.

O ar seco dificulta a dispersão de gases poluentes e resseca as mucosas das vias aéreas. Isso pode agravar crises de asma e infecções virais e bacterianas.

Além disso, ela pode causar desidratação, irritação nos olhos e alergia. Com a temperatura alta, a baixa umidade do ar acelera a absorção do suor, ressecando a pele.

Quando a umidade do ar está abaixo de 30% a pessoa pode sentir:

Dor de cabeça

Complicações alérgicas

Sangramento nasal

Garganta seca e irritada

Sensação de areia nos olhos

Olhos vermelhos e congestionados

Pele ressecada

Cansaço

Outra preocupação é em relação as queimadas. O tenente do Corpo de Bombeiros, Wagner Augusto da Silva, alerta para os incêndios na área urbana. "O incêndio na vegetação da área urbana pode ser um incêndio criminoso, que a pessoa ateia fogo em um terreno baldio e se espalha, muitas vezes é um cigarro que a pessoa joga nas margens da calçada e queima toda a vegetação. Outras vezes também acontece da pessoa queimar algum móvel ou lixo próximo à vegetação", disse.

Esse tipo de queimada é proibida o ano inteiro e a pessoa que pratica o ato pode ser multada.





Postar um novo comentário





Comentários (2)

  • Sociedade do silêncio

    Quarta-Feira, 14 de Julho de 2021, 07h27
  • Combate as queimadas em Cuiabá e MT??? Estelionato de Mauro garimpeiro PCH!
    0
    0



  • Véi do rio

    Terça-Feira, 13 de Julho de 2021, 18h53
  • Prepara gente, que o Agosto nem começou ainda. Haja encher garrafinha pra molhar a goela.
    0
    0











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet