14 de Agosto de 2020,

Cidades

A | A

Terça-Feira, 23 de Janeiro de 2018, 19h:23 | Atualizado:

Unemat tem projeto selecionado pelo Ministério da Saúde e OPAS

O Escritório de Qualidade para Organizações de Saúde (EsQualOS), da Universidade do Estado de Mato Grosso, câmpus de Tangará da Serra, foi pré-selecionado pelo Laboratório de Inovação em Educação na Saúde como uma experiência exitosa que potencializa a formação e qualificação dos trabalhadores e profissionais  de saúde.

De um total de 251 inscrições recebidas, foram selecionadas pelo Departamento de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (DEGES/SGTES), com a participação de representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), do Ministério da Saúde, Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA) e pesquisadores no tema, 45 experiências inovadoras.

O EsQualOS concorreu no eixo Educação e Práticas Interprofissionais. Os critérios utilizados na avaliação levaram em consideração o potencial inovador das experiências, o envolvimento de distintos parceiros, atores e instituições, os indicadores, os resultados, se a experiência considerou no seu desenvolvimento a necessidade do território, entre outros pontos.

“Foi uma satisfação para a OPAS ver a mobilização das instituições de saúde para participar do Laboratório de Inovação. Temos a certeza de que aprenderemos muito com as experiências e vamos compartilhar o conhecimento no Brasil e com todos os países das Américas”, ressalta a coordenadora da Unidade Técnica de Capacidades Humanas para a Saúde da OPAS, Monica Padilla.

“O EsQualOS é um programa de extensão do Campus de Tangará da Serra articulado no curso de enfermagem com participação multiprofissional de outros cursos, da gestão e coordenações da secretaria municipal de saúde e dos serviços de atenção à saúde do município. Nessa proposta, a interdisciplinaridade foi entendida como o caminho para a prática crítica, reflexiva e emancipatória e tem-se despontado como programa pioneiro na interiorização da cultura de qualidade nos serviços de saúde” destaca o coordenador do EsQualOS Prof. Josué Souza Gleriano que também reconhece que essa experiência foi a única do estado de Mato Grosso a ser selecionada, o que contribui para a divulgação do projeto de interiorização do ensino que a Unemat propõe.

“Tivemos um número expressivo de experiências no Laboratório o que demonstra o amadurecimento na área. Recebemos práticas que apresentaram uma boa elaboração do conceito de Educação Permanente em Saúde, com articulação e potencial para modificação de práticas de trabalho. Estas 45 práticas pré-selecionadas conseguiram demonstrar maiores resultados no processo de trabalho”, reflete Isabela Cardoso de Matos Pinto, pesquisadora e coordenadora do grupo de pesquisa Trabalho e Educação na Saúde do Observatório de Análise Política em Saúde, do Instituto de Saúde Coletiva, da Universidade Federal da Bahia.

As próximas fases do edital compõe um Seminário com as 45 experiências selecionadas e visitas técnicas de avaliação. A relação completa das experiências selecionadas pode ser conferida no link http://portalms.saude.gov.br/noticias/664-sgtes-noticias/42352-ministerio-da-saude-e-opas-divulgam-experiencias-exitosas-para-formacao-de-profissionais-de-saude

 



Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS