08 de Agosto de 2020,

Cidades

A | A

Sexta-Feira, 02 de Fevereiro de 2018, 07h:18 | Atualizado:

Unidade de Saúde em MT inaugurada há mais de 1 ano nunca realizou atendimentos


TVCA

Uma Unidade Básica de Saúde (UBS) inaugurada há mais de um ano em Barra do Bugres, a 169 km de Cuiabá, está fechada desde o fim da construção do prédio, em 2016. A unidade foi construída para atender a população do Assentamento Antônio Conselheiro, que fica zona rural de Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá, mas nunca funcionou.

Em nota, a Prefeitura de Barra do Bugres informou que a unidade não está funcionando por falta de um transformador de energia elétrica, mas que em breve deve resolver o problema. Apesar de a placa indicar que a unidade foi inaugurada em novembro de 2016, os moradores do assentamento afirmam que o local nunca realizou nenhum atendimento médico.

O lavrador José Ovídio contou que a comunidade sente falta da presença de um médico. “Seria um ponto positivo para nós se tivesse um médico ou uma enfermeira pelo menos uma vez por semana”, disse.

Para conseguir atendimento médico os moradores precisam viajar no mínimo três horas até a unidade de saúde mais próxima do assentamento. De acordo com o motorista Estevam Melo, responsável por levar os pacientes, a condição ruim das estradas tornam a viagem ainda mais perigosa. “Infelizmente tem momentos que saio e não sei se vou voltar. Uma viagem que dá 90 km, leva em torno de três horas, com uma pessoa sofrendo”, disse.

Segundo o Ministério da Saúde mais de 40 UBSs estão sem funcionar em Mato Grosso. O Governo Federal alega que envia a verba para construção, mas é de responsabilidade das prefeituras terminarem a obra e começarem os atendimentos médicos.

O assentamento, que é considerado o maior da América Latina, compreende os municípios de Tangará da Serra, Barra do Bugres e Nova Olímpia, a 207 km de Cuiabá.



Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS