Cidades Quarta-Feira, 14 de Maio de 2014, 18h:50 | Atualizado:

Quarta-Feira, 14 de Maio de 2014, 18h:50 | Atualizado:

Notícia

Várzea Grande registra sucesso da campanha de combate a queimadas

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

"Se você é adepto do tabagismo, fumante inveterado, ou convive em ambientes intoxicados por fumaça de cigarro, então pode ter sérios problemas de saúde. O mesmo se diz de quem aspira fumaça proveniente de queimadas, elemento altamente prejudicial à saúde. Isso, quando não é fatal". Esse alerta foi repetido continuamente pelas palestrantes da campanha MT Contra Queimadas, evento que teve adesão total da Prefeitura de Várzea Grande. As atividades ambientais aconteceram no Parque Tanque do Fancho, na Avenida Castelo Branco, onde os participantes puderam aferir a pressão arterial e realizar testes de glicemia (diabetes).

Na análise da ambientalista Tatiane Maurício (Meio Ambiente/VG) e da gerente de Educação em Saúde, Jaira Silva, "o trabalho todo valeu a pena". As técnicas uniram forças para cumprir 100% a agenda da campanha. Salientaram que o mundo atual não comporta mais a presença do tabagismo nem queimadas inconsequentes, responsáveis por aberta agressão à saúde.  

"Esses pulmões artificiais, de plástico, mostram exatamente os graves danos causados pela fumaça" - enfatizaram as coordenadoras da campanha em VG.  Na sequência das palestras, crianças e adultos puderam conhecer isso de perto, o impacto que os pulmões de um fumante sofrem após determinado tempo. "O mesmo se diz - explicou Tatiane - quando alguém ingere fumaça em excesso, elemento tóxico, potencialmente nocivo à saúde humana".

A gerente de Educação em Saúde/VG, Jaira Silva, contabilizou um saldo positivo resultante do empenho das Pastas municipais em aderir à campanha ambientalista. "O município várzea-grandense mostrou que tem determinação para fazer frente a msid esse desafio. Queimadas não deveriam se inserir jamais numa prática saudável em nenhum lugar do mundo, tampouco o tabagismo. Mas os alertas dessa campanha já fazem parte do trabalho cotidiano da Saúde Municipal.  Serãointensificados ainda mais".

ESCOLAS: PRESENÇA ROTINEIRA - A campanha desenvolvida no município várzea-grandense contou com a participação de várias unidades escolares do município. Dezenas de alunos da EMB Armindo de Arruda Campos(ensino fundamental), acompanhados da diretora Zilda Borges, ouviram atentamente as palestras, depois de conhecer o "interior dos pulmões humanos".  Também os estudantes da Escola Ruth Martins Santana (4º e 2º ano) visitaram o local, percorrendo em algazarra curiosa o labirinto pulmonar artificial.

Os técnicos da SEMA/MT, Zita da Silva e Josué de Deus, disseram que o nível de aproveitamento dos estudantes foi excelente, no geral.  "Criança gosta de saber tudo com detalhes. Tanto que questionaram as diferentes tonalidades dos pulmões montados no Parque Tanque do Fancho. Explicamos que simbolizam órgãos doentes e sadios. Os mais escuros denotam o grau de contaminação via fumaça de cigarro - tabagismo - e proveniente das queimadas, enquanto os claros mostram que a pessoa tem pulmões saudáveis.  Os estudantes e adultos que passaram pelo Parque Tanque do Fancho aprenderam que atear fogo no lixo caseiro é perigoso e altamente prejudicial ao organismo humano.O eslogan da campanha - "Entre o Cinza e o Verde, você decide" - já explica parte disso..."





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet