Quatro meses após realizar o plantio de 420 mudas de árvores frutíferas e nativas do Cerrado no entorno do miniestádio do bairro Osmar Cabral, a equipe do programa Verde Novo, do Poder Judiciário de Mato Grosso, retornou ao local para acompanhar o desenvolvimento das mudas, com o objetivo de garantir que, em breve, se torne uma pequena floresta urbana, proporcionando benefícios aos moradores e visitantes da região.
“Nós viemos aqui verificar como ficou a manutenção do plantio pois, tão importante quanto plantar, é a manutenção. Nós precisamos que as mudas cresçam e se desenvolvam de forma correta. Então, precisamos que seja feita a poda das mudas, a poda das gramíneas, o coroamento, que é muito importante também para que essas mudas não sejam abafadas pelo mato e também não cause danos com a roçadeira no caule dessas mudas”, explica a engenheira florestal do programa Verde Novo, Rosiani Carnaíba.
Segundo ela, esses cuidados são essenciais para que as plantas cresçam saudáveis e proporcionem diversos benefícios à população. “Essa é uma área comunitária do bairro Osmar Cabral, onde há jogos de futebol, então, a gente está sombreando esse espaço, onde tem uma arquibancada também, para que aqueles participantes que vêm ver os jogos tenham um espaço mais sombreado, mais agradável e estejam aqui em comunidade”, afirma a engenheira florestal.
A iniciativa do plantio e da manutenção do reflorestamento no local conta com o patrocínio da Casa da Amizade de Cuiabá, uma associação filantrópica sem fins lucrativos que realiza projetos sociais em diferentes áreas. “Nossa Casa da Amizade existe há 68 anos e ela prima pela qualidade e pela seriedade. Então a gente achou isso no programa Verde Novo: a seriedade, a disponibilidade em ajudar. Então o Verde Novo nos fornece as mudas e as orientações. E nós, através das nossas ações sociais - como agora vamos ter um almoço solidário para angariar fundos - estamos patrocinando o jardineiro, o adubo, o hidrogel, a limpeza do local. No final do ano, foram plantadas 420 mudas e, hoje, estão sendo replantadas mais 54 mudas, ou seja, a gente está cuidando e a gente quer realmente fazer um mini bosque, uma minifloresta aqui e melhorar o clima da região”, afirma a presidente da Casa da Amizade, Carla Farah.
Ela destaca que o miniestádio do bairro Osmar Cabral foi escolhido para arborização por ser a casa de outro projeto da associação. “Temos o projeto Cuiabá Cidade Verde porque estamos preocupadas com o microclima de Cuiabá, a gente sofre muito com o calor daqui e a gente quer realmente tornar Cuiabá uma cidade verde novamente e melhorar o clima. Às vezes, nós não vamos estar aqui, mas, as futuras gerações vão estar se beneficiando desse projeto. E aqui nesse campinho nós temos outro projeto, que é o ‘Jovens Atletas do Futebol’, que mantemos há 11 anos com material esportivo, material escolar, reforço escolar. Estamos mantendo esses jovens atletas, diminuindo a evasão escolar. A gente fez uma oficina de plantio com os meninos e queremos continuar mantendo esse espírito de cuidar e preservar o meio ambiente”, explica.