O vereador Cezinha Nascimento (União Brasil) promoveu uma sessão solene na última sexta-feira (20/10) em homenagem ao Dia Internacional do Chefe de Cozinha, em alusão a data que celebra a profissão. Foram convidados a participar da cerimônia trabalhadores, empresários e representantes do segmento gastronômico. Além disso, o parlamentar entregou Moção de Aplausos aos homenageados.
Fizeram parte da mesa de honra o presidente da Associação Mato-grossense dos Chefes de Cozinha, Fábio Cruz a chefe de cozinha, Jaqueline Simon o jornalista e radialista Jota Gomes e a representante o Sistema Fecomércio, Karoline Saragioto.
Cezinha agradeceu a presença dos participantes e destacou que mais uma vez ele homenageia o segmento gastronômico porque é uma classe esquecida e muitas vezes não têm o contato com o consumidor. Geralmente são profissionais que ficam nas cozinhas dos restaurantes, fazendo as comidas para os clientes, onde o restaurante é lembrado, mas não o profissional responsável.
“Visando esse intuito, desde quando o Fábio nos procurou, fizemos projeto de lei para homenagear esses profissionais, sem distinção e desde os restaurantes renomados até os mais simples. O Fábio é quem capta essas pessoas e traz para serem homenageadas. São pessoas que incrementou, que foi atrás de capacitação e melhorar as técnicas. Fico muito feliz de homenagear vocês no dia de hoje”, comentou Cezinha Nascimento.
O presidente da Associação Mato-grossense dos Chefes de Cozinha, Fábio Cruz, disse que esse reconhecimento é importante, uma vez que muitos nunca tiveram o trabalho homenageado por meio de uma Moção de Aplauso. Ele destacou que a classe não tinha o destaque merecido.
“Infelizmente, não só na nossa classe, existe “panelinha” dos grandes chefes e quem me conhece sabe e eu critico nisso porque não dá oportunidade aos pequenos. Aí pensei que era hora de dar voz e vez a esses chefes de cozinha e vim aqui na Câmara e procurei o vereador Cezinha. Vim com a ideia para ele e hoje há três leis sancionadas e, desde então, todos os anos, vem nos apoiando, assim como o deputado Elizeu na Assembleia Legislativa”.
Ele destacou ainda que há projetos de lei tramitando no Congresso para regulamentar a profissão.