Cidades Quinta-Feira, 15 de Julho de 2021, 17h:35 | Atualizado:

Quinta-Feira, 15 de Julho de 2021, 17h:35 | Atualizado:

41 MIL DOSES

Vereador quer pontos de vacinação contra Covid nos bairros de Cuiabá

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

O vereador Dilemário Alencar (Podemos) disse na sessão desta quinta-feira (15) da Câmara Municipal que a vacinação em Cuiabá está lenta e com milhares de doses estocadas porque a secretaria municipal de saúde não instala postos fixos de vacinação em bairros polos e postos itinerantes nos distritos e na zona rural para facilitar o acesso da população à vacina da Covid-19.  

 “Pelo vacinômetro existente no site da prefeitura, Cuiabá atualmente tem mais de 41 mil doses estocadas para ser aplicadas como primeira dose da Covid na população. Certamente, se existisse postos de vacinação em bairros polos, nos distritos e na zona rural, que facilitasse o acesso à vacina, Cuiabá não teria esse grande número de vacinas estocadas. E o número de vacinas estocadas pode aumentar ainda mais, visto que nossa cidade vai receber milhares de doses do governo federal nos próximos dias. Portanto, é preciso levar postos para os bairros polos para acabar com a lentidão e a dificuldade de acesso a vacina”, disse o vereador Dilemário.  

 Para justificar a sua cobrança por postos de vacinas nos bairros, Dilemário comparou o desempenho da vacinação entre as cidades de Campo Grande e Cuiabá. Na capital do Mato Grosso do Sul 24% da população já foi imunizada, enquanto a capital do Mato Grosso imunizou apenas 11% da sua população. 

 “Penso que Cuiabá deve seguir exemplos bem sucedidos, como o da cidade de Campo Grande, onde já foram aplicadas mais de 670 mil doses, entre a primeira e segunda dose, enquanto em Cuiabá foram aplicadas 314 mil doses.  O segredo do sucesso em Campo Grande foi à abertura de mais de 60 postos em bairros polos e outros locais estratégicos daquela cidade”, disse o vereador Dilemário.  

 O parlamentar narrou que outra agravante que tem dificultado a vacinação, é a burocracia na área de tecnologia da prefeitura para o cadastro eletrônico via internet. Ele citou que tem visitado os bairros de Cuiabá e recebido muitas reclamações da dificuldade de fazer o cadastramento online, e quando conseguem,  a secretaria de saúde demora muito para fazer o chamamento.  

 “É preciso urgentemente levar postos de vacinação para os bairros e facilitar a forma de cadastramento. A maioria das pessoas que moram em bairros periféricos não tem carro e muitas não tem acesso à internet. Cuiabá tem quase 400 bairros. Imagina a dificuldade de locomoção de quem mora em bairros distantes como o Pedra 90, distritos como o da Guia e em comunidades rurais como a do Rio dos Peixes. A prefeitura precisa reorganizar a estratégia de vacinação, ao invés de ficar com o argumento de que a vacinação em Cuiabá não avança devida boa parte da população não está indo se vacinar”, concluiu o vereador Dilemário.  





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet