A vereadora Michelly Alencar (DEM) cobrou da Prefeitura de Cuiabá a retomada da obra da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Real Parque. A construção está parada há quase seis anos e a Secretaria de Saúde não dá previsão para a retomada e entrega da unidade.
Em fevereiro deste ano a parlamentar encaminhou requerimento à Prefeitura pedindo informações, mas até hoje o documento não foi respondido. O custo inicial da UBS é de R$ 828 mil. O Ministério da Saúde já repassou R$ 300 mil para o município.
Em 2018 foi realizada uma licitação, no entanto o contrato não foi firmado e desde então não houve mais nenhuma informação sobre novas licitações no Portal Transparência. "Queremos saber sobre esse contrato, existe a intenção da Prefeitura em concluir essa obra? O que a Prefeitura pretende fazer sobre isso? A saúde não espera, a população da região está revoltada com essa situação e eles têm razão, é um descaso”, disse a vereadora.
Além do Real Parque, a unidade atenderia pelo menos outros quatro bairros, como o Jardim Pauliceia e Altos do Parque I, II e III. Os moradores reclamam da falta de uma unidade de saúde na região e contam que precisam procurar atendimento no PSF do Parque Cuiabá, que fica sobrecarregado.
A moradora do Real Parque Maria Aparecida dos Santos afirma que se sente indignada e entristecida com a situação. Ela conta que os moradores precisam fazer mutirão para limpeza do local, para não acumular lixo e mato. Outro problema é que a obra acaba servindo de abrigo para usuários de drogas. “Ainda tem o problema da insegurança, a obra está inacabada, abrigando até bandidos. Temos um sério problema. Como cidadã, fico olhando a administração e fico completamente entristecida e aborrecida, você apela para todo lado e não tem solução, não funciona” afirmou.
Yasmim Fernanda também reclama da situação. Ela afirma que a Unidade de Saúde do Parque Cuiabá é sempre lotada e que a finalização da UBS no bairro dela iriá melhorar o atendimento para a população. “Temos que nos deslocar até o Parque Cuiabá, mas lá é sempre lotado, porque lá já é um bairro grande. Nós gostaríamos muito de ter esse problema resolvido, acabar com essa obra que é abrigo para usuário de drogas e ter nosso atendimento de saúde”, afirmou.
Pelo projeto, a UBS Real Parque abrigará três equipes de Saúde da Família, contando com quatro consultórios, sala para os agentes de saúde, recepção para 45 pessoas, sala de vacina, farmácia e outras dependências.