Preocupados com o aumento da violência no município de Querência (927 km de Cuiabá), os vereadores Valdenício Da Silva (Vavá), Elias Schmitte e Claúdio Dalbello estiveram no gabinete do deputado Ademir Brunetto, na última quarta-feira, para pedir o apoio do deputado para garantir melhorias na área da segurança pública do município sejam tomadas a fim de resolver o problema e devolver a tranquilidade a população da cidade.
Os vereadores relataram ao deputado o aumento da criminalidade, visto que o número de efetivo, um total de 16, não é suficiente par suprir a demanda populacional.
Segundo o vereador Vavá, a extensão do município é muito grande e devido à região ser predominantemente agrícola e se encontrar em pleno desenvolvimento, o número de pessoas migrando para lá aumentou muito nos últimos anos. “Apesar do município se encontrar em pleno crescimento acabou trazendo várias pessoas boas e más. A maioria vem em busca de emprego perambulam de município em município em busca de melhores condições de vida, muitas vezes fugindo de situações insustentáveis, outras vezes perseguindo um sonho, numa terra prometida, isto pode ser um dos motivos do aumento da criminalidade na cidade”, advertiu o vereador.
Outro ponto destacado é a ascensão do crime organizado por todo o país e em Mato Grosso com o avanço dos números de assaltos a bancos, com o uso de violência, pelo interior do Estado. Além disso, os crimes por motivações pessoais, assaltos a residência, uso de entorpecentes e pequenos furtos são cada vez mais corriqueiros.
Apesar de possuir uma população de 16 mil habitantes, Querência possuí também 05 assentamentos, sendo que alguns ficam distantes da sede do município cerca de 150 km com estradas de chão e de difícil acesso o que facilita a ação de criminosos.
O grupo reivindica além do aumento de efetivos uma camionete para agilizar o atendimento as comunidades mais distantes, visto que as estradas principalmente no período de chuvas ficam praticamente intransitáveis para o trafego de veículos pequenos. Outra solicitação é a construção de um de um Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc). O espaço poderia abrigar as delegacias municipal da Polícia Judiciária Civil, a Perícia Oficial e Identificação Técnica, um núcleo de Defesa da Mulher e até mesmo o Conselho Tutelar, além de um centro de triagem da Polícia Militar. “São pedidos que contribuiriam muito para aumentar a segurança na cidade. No caso da camionete ela traria maior eficácia na prestação de serviço por parte da policia”, lembrou Schmitte.
Já Claúdio Dalbello realçou os problemas da falta de efetivo. “Muitas vezes a polícia é solicitada pelos moradores da localidade rural, porém, não há como atender, pois desta forma a cidade ficará desfalcada de segurança”.
As reivindicações serão levadas pelo deputado Brunetto ao secretário de estado de segurança pública, Alexandre Bustamante. Na oportunidade o parlamentar verificará se o município foi contemplado com o enviou de mais efetivos, com a admissão de 1200 militares após a realização do concurso, realizado no inicio do ano. Brunetto averiguará ainda se existe a possibilidade do pleito ser atendido o quanto antes, bem como o envio da camionete para agilizar o trabalho da PM no município.