Em entrevista coletiva, concedida no início da semana, a prefeita Flávia Moretti e o vice-prefeito Tião da Zaeli, ambos do PL, falaram sobre o balanço das ações dos primeiros seis meses de gestão. Na área da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, os avanços são efetivos com várias ações, iniciativas e realizações que marcaram o início da administração.
No início do ano, através de um trabalho de readequação dos espaços realizado nas unidades escolares, foram criadas mais de 700 novas vagas nas escolas da rede municipal. A inauguração de mais noves novas salas de aula na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) ‘Abdala José de Almeida’ possibilitou o remanejamento de 22 turmas (cerca de 600 alunos) que até a gestão anterior estavam provisoriamente frequentando as aulas em salas anexas na EMEB ‘Júlio Corrêa’.
A gestão atuou firme no ‘destravamento’ das obras da Educação e viabilizou, ainda no mês de maio, a inauguração do novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) ‘Professora Doralice Silva Cardoso’. As obras dessa unidade escolar estavam paralisadas há mais de uma década – 13 anos. A nova creche iniciou suas atividades em 22 de julho, com capacidade para atender até 150 crianças em período integral, colocando fim à espera por vagas na região.
Além de ampliar o número de vagas e reduzir o déficit, a gestão também está focando na manutenção das unidades já existentes. A EMEB ‘Manoel Corrêa de Almeida’, do bairro Alameda irá receber obras de reforma e revitalização que vão resolver o problema crônico de inundação nos períodos chuvosos do ano.
A Prefeitura também deu a Ordem de Serviço para a retomada das obras na Escola Estadual ‘Heróclito Monteiro’, no loteamento Santa Fé, região do grande Cristo Rei. A escola que foi incluída no redimensionamento da Educação Básica executado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc/MT) e repassada ao Município em 2021. Após mais um destravamento, a unidade vai ser reformada, ampliada e revitalizada para atender à comunidade escolar com mais dignidade.
PESSOAL
A valorização dos profissionais da Educação também está na pauta da gestão. A prefeita Flávia Moretti sancionou a Lei e o reajuste de 6,27% para a categoria já está sendo pago aos servidores, após um entendimento inédito com o Sindicato da categoria. As negociações seguem de forma permanente com a entidade, através da Comissão criada para discutir a inclusão na Lei Orçamentária Anual de 2026, inclusive, a mesa de negociações trata do passivo 19,28% da categoria que nunca havia sido discutido pelo Executivo, já que foi por muitos anos ignorado pelos gestores anteriores.
TECNOLOGIA COMO ALIADA
O futuro já chegou para os alunos da rede pública municipal com a nova fase do Núcleo Educacional Tecnológico de Várzea Grande (NET/VG). O NET VG passou a integrar ações pedagógicas e tecnológicas desde o mês de maio, oferecendo oficinas temáticas que estimulam a aprendizagem ativa e significativa por meio da Educação STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).
Iniciativa inovadora e inédita em Mato Grosso, a carreta Cyber Truck, que faz parte do Programa ‘O Futuro Já Chegou’ da Secretaria da Educação de Várzea Grande, disponibiliza para os estudantes, atividades de Robótica, Programação, Impressão 3D e Realidade Virtual, com o objetivo de levar experiências tecnológicas imersivas a todas as regiões do Município, começando pelas escolas de campo e depois passando pelas demais unidades que atendem ensino fundamental.
DESPORTO
No Esporte e Lazer, os avanços foram efetivos com a sansão, pela prefeita Flávia Moretti, da Lei que instituiu o Bolsa Atleta – Representantes de VG, com o objetivo de valorizar e beneficiar atletas e paratletas várzea-grandenses em competições regionais, estaduais, nacionais e até internacionais. O Município vive atualmente uma nova realidade no esporte, com investimentos e infraestrutura. Só no primeiro semestre, houve a aplicação de R$ 500 mil em materiais esportivos, a entrega de um micro-ônibus e uniformização de atletas, no apoio das equipes esportivas em viagens, representando o Município em competições pelo Estado.
O Programa VG+Esporte conta com 39 polos esportivos, atendendo 3.000 alunos e 30 polos do VG+Bem-estar, com 600 participantes, além de garantir a realização de exames de saúde para os alunos que participam das atividades nas escolinhas esportivas oferecidas pela Superintendência de Esporte e Lazer.
Com o apoio da gestão, os resultados já começaram a aparecer com a conquista do Campeonato Brasileiro Sub-15 2025, pelas atletas do Futsal Feminino de Várzea Grande, as conquistas da tricampeã estadual de Tênis, Agnes Loiola e o do tricampeão estadual nas modalidades de salto à distância e corrida, Isaac Gomes Garcia.
COMBATE AO DÉFICIT
O secretário Cleiton Santana destaca ainda a previsão de entrega de mais quatro unidades do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) e duas escolas de Educação Básica (EMEB) até o final do ano, contribuindo para a redução do déficit de vagas na Educação Infantil: de 2.500 para 1.800 alunos (queda de 30%).