Em alusão a 18 de Maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, a prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, e diversos parceiros estão mobilizados para realizar uma série de eventos até esta data. A campanha teve início na sexta-feira (25.04), no Centro de Eventos em Várzea Grande com a palestra “O Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescente”, proferida pelo Procurador Geral do Ministério Público Estadual, Paulo Prado. Frente a um público de aproximadamente 200 pessoas, Paulo Prado deu início à palestra relatando a importância do engajamento que há entre o Ministério Público e a Prefeitura, na luta para combater o abuso e à exploração sexual infantil “esse é um mal que atinge a todas as nossas crianças”.
Segundo o Procurador a maioria dos abusadores encontra-se dentro de casa ou muito próximo da criança e do adolescente “é uma pessoa que convive diretamente com o menor sendo que, 80% desses casos são meninas”.
Foi ministrada também sobre a importância da Cartilha “Abuso Sexual Contra Crianças e Adolescentes”, escrita pela Promotora de Justiça, Lindinalva Rodrigues Dalla Costa, há quatro anos e que é muito trabalhada nas comunidades até os dias de hoje enfatizando também “é necessário uma readequação da estrutura dos órgãos que recebem a população, as equipes tem que estar preparadas para um atendimento de igualitário e humano, para acolher essa família e essa vítima”.
O Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente , Leandro Fábio Momente, trouxe para todos os presentes dados de crianças e adolescentes que são explorados nos pontos vulneráveis de Várzea Grande, destacando como são realizados os atendimentos feitos pelo Conselho e lembrou que “No dia 18 de maio, é o dia nacional de luta contra à exploração sexual, vamos todos lutar para combater esse mal”.
O Secretário de Assistência Social, Silvio Aparecido Fidelis, mencionou os projetos que são trabalhados pela Prefeitura já há algum tempo e que trazem resultados positivos à população, lembrando também, das atividades que serão realizadas nas escolas nos CRAS e CREAS de Várzea Grande, onde serão proferidas palestras de conscientização para aquelas comunidades se desenvolverem”.
José Mariano, Promotor da Infância e Juventude de Várzea Grande, fez um breve relato da importância dos trabalhos realizados em parceria, alertando todos os presentes sobre a importância de repassar dados completos ao denunciar algum tipo de abuso e destacando o aumento crescente de abusos cometidos pelo computador, “a exploração virtual aumenta mais a cada dia que passa. É muito importante os pais acompanharem seus filhos quando estes estão na frente do computador”.
O Juiz da Vara da Infância de Várzea Grande, Thiago Guerra, relatou casos reais que ocorrem no município e disse também da importância que tem o acompanhamento psicológico feito com a criança e com o adolescente que foram, de alguma forma, abusados.
Também estava presente no lançamento da campanha o Vice-Prefeito de Várzea Grande, Wilton Pereira Coelho, o Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Mauro César, e a Coordenadora do Curso de Serviço Social da UNIVAG, Terezinha Fátima Paes de Arruda.