Reprodução
Um vídeo divulgado nas redes sociais nesta segunda-feira (16) mostra o momento em que uma lufada de peixes da espécie Dourado cruza a barragem da hidrelétrica de Manso, em Chapada dos Guimarães (68 km de Cuiabá). O homem que filma fica maravilhado ao ver os peixes ‘passando’ nas águas.
Nas imagens, é possível identificar uma lufada da espécie passando por determinada parte do rio onde o vídeo é gravado. Os peixes, nesta época do ano, passam pelo momento de reprodução, desta forma é comum imagens como estas nos rios.
O Dourado é um peixe que já esteve ameaçado de extinção nos rios de Mato Grosso. Desde 2013, a pesca desta espécie está proibida, podendo ocorrer apenas na modalidade pesque e solte.
Por conta disso, neste período, entra em vigor a Piracema que proíbe a pesca esportiva e ou também transporte e comercialização dos peixes. Apenas é permitida a pesca de subsistência, que é praticada artesanalmente pelos ribeirinhos, que são usadas para alimentação familiar. Mesmo nesta condição, são permitidos apenas 3 quilos por dia.
O período da Piracema deste ano começou em 1° de outubro e vai até 31 de janeiro de 2020.
Este é o segundo flagra registrado em menos de 15 dias. Na semana passada, um vídeo divulgado nas redes também mostra um cardume de peixes ‘saltando’ no Rio Cuiabá.
COTA ZERO
A sobrevivência dos peixes nos rios de Mato Grosso é o objetivo de um projeto de Lei que proíbe o transporte de pescado no Estado. Pelo projeto, a pesca estaria praticamente proibida pelo período de cinco anos, podendo ser praticada apenas "esportivamente", na modalidade pesque e solte.
O projeto é alvo de polêmica na Assembleia Legislativa. Populares, que vivem da pesca, se mobilizaram para a Assembleia rejeitar o projeto. Diante disso, a matéria foi retirada de pauta e deve voltar ao debate no próximo ano.
Wladimir
Terça-Feira, 17 de Dezembro de 2019, 18h53Wladimir
Terça-Feira, 17 de Dezembro de 2019, 18h37Ivan Deluqui
Terça-Feira, 17 de Dezembro de 2019, 18h06Belmiro
Terça-Feira, 17 de Dezembro de 2019, 15h25