Cidades Terça-Feira, 17 de Dezembro de 2019, 13h:25 | Atualizado:

Terça-Feira, 17 de Dezembro de 2019, 13h:25 | Atualizado:

REPOVOAMENTO DOS RIOS

Vídeo mostra cardume de Dourado em rio de Mato Grosso

Imagem ocorre quando peixes sobem reprodução

MATHEUS MAURÍCIO
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Reprodução

dourado .jpg

 

Um vídeo divulgado nas redes sociais nesta segunda-feira (16) mostra o momento em que uma lufada de peixes da espécie Dourado cruza a barragem da hidrelétrica de Manso, em Chapada dos Guimarães (68 km de Cuiabá). O homem que filma fica maravilhado ao ver os peixes ‘passando’ nas águas.

Nas imagens, é possível identificar uma lufada da espécie passando por determinada parte do rio onde o vídeo é gravado. Os peixes, nesta época do ano, passam pelo momento de reprodução, desta forma é comum imagens como estas nos rios.

O Dourado é um peixe que já esteve ameaçado de extinção nos rios de Mato Grosso. Desde 2013, a pesca desta espécie está proibida, podendo ocorrer apenas na modalidade pesque e solte.

Por conta disso, neste período, entra em vigor a Piracema que proíbe a pesca esportiva e ou também transporte e comercialização dos peixes. Apenas é permitida a pesca de subsistência, que é praticada artesanalmente pelos ribeirinhos, que são usadas para alimentação familiar. Mesmo nesta condição, são permitidos apenas 3 quilos por dia.

O período da Piracema deste ano começou em 1° de outubro e vai até 31 de janeiro de 2020.

Este é o segundo flagra registrado em menos de 15 dias. Na semana passada, um vídeo divulgado nas redes também mostra um cardume de peixes ‘saltando’ no Rio Cuiabá. 

COTA ZERO

A sobrevivência dos peixes nos rios de Mato Grosso é o objetivo de um projeto de Lei que proíbe o transporte de pescado no Estado. Pelo projeto, a pesca estaria praticamente proibida pelo período de cinco anos, podendo ser praticada apenas "esportivamente", na modalidade pesque e solte.

O projeto é alvo de polêmica na Assembleia Legislativa. Populares, que vivem da pesca, se mobilizaram para a Assembleia rejeitar o projeto. Diante disso, a matéria foi retirada de pauta e deve voltar ao debate no próximo ano.    

 

 





Postar um novo comentário





Comentários (4)

  • Wladimir

    Terça-Feira, 17 de Dezembro de 2019, 18h53
  • A não ser que tenham mudado ou reformado a barragem do APM Manso esse evento não é no rio Manso. A largura do rio no pé da barragem e a própria estrutura civil da barragem mostrada no vídeo não condiz com a realidade do rio Manso e a barragem no mesmo local.
    0
    0



  • Wladimir

    Terça-Feira, 17 de Dezembro de 2019, 18h37
  • A não ser que tenham mudado ou reformado a barragem do APM Manso esse evento não é no rio Manso. A largura do rio no pé da barragem e a própria estrutura civil da barragem mostrada no vídeo não condiz com a realidade do rio Manso e a barragem no mesmo local.
    0
    0



  • Ivan Deluqui

    Terça-Feira, 17 de Dezembro de 2019, 18h06
  • Esse cardumes e de corimba, os doutorados e poucos e estão atacando o cardume, blz
    0
    0



  • Belmiro

    Terça-Feira, 17 de Dezembro de 2019, 15h25
  • Tem que liberar a pesca desse peixe predador !!!
    0
    0











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet