Encerrando a rodada de entrevistas do projeto Diálogos com a Sociedade em Sinop, nesta sexta-feira (1º), o tema abordado foi a violência psicológica contra a mulher. O programa contou com a participação do promotor de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), Pedro da Silva Figueiredo Júnior; da delegada da Polícia Civil (PJC-MT), Renata Silva Evangelista; e da defensora pública (DPMT), Luciana Barbosa Garcia.
Logo no início da entrevista, o promotor de Justiça destacou os tipos de violência contra a mulher sendo: física, patrimonial e sexual e a característica silenciosa da violência psicológica. “Ela é uma violência silenciosa, aquela que ninguém escuta. Muitas vezes, quando a mulher grita, já não tem mais voz. É aquela que começa dentro de casa, onde ela se vê em um ciclo e, muitas vezes, não sabe que está sendo violentada.”
A delegada Renata Silva Evangelista explicou que os sinais mais comuns desse tipo de violência são “o controle constante do agressor, no sentido de saber para onde a mulher está indo, que roupa está usando. Tudo que tolhe essa mulher da sua plena liberdade de se vestir, se comportar e interagir.” Ela ressaltou ainda que, em muitos casos, o agressor faz com que a vítima se afaste de familiares e amigos. “Ele estará, a todo momento, podando essa mulher.”
Outro ponto abordado foi a importância de reunir provas e denunciar para dar início às investigações. “A Defensoria Pública tem o papel constitucional de oferecer orientação jurídica, não apenas atuar em processos judiciais, mas também de forma extrajudicial. É feita toda a acolhida das mulheres que buscam os serviços da Defensoria Pública, para orientar e, inclusive, desmistificar a lei, mostrando o que é a violência seja ela psicológica ou de outras formas”, pontuou Luciana Barbosa Garcia.
A discussão também enfatizou a rede de apoio disponível, incluindo delegacias especializadas e assistência jurídica gratuita, para garantir a segurança e a reconstrução da vida das vítimas.
Outra iniciativa destacada na entrevista foi o ‘Agosto Lilás’, mês dedicado ao combate à violência contra a mulher. “Este mês será dedicado a um programa da Rede de Enfrentamento à Violência, que incluirá diversas palestras e projetos para conscientizar sobre a violência não apenas a psicológica, mas todas as formas”, destacou o promotor de Justiça.
Diálogos com a Sociedade - Iniciativa do MPMT, o projeto Diálogos com a Sociedade visa aproximar a instituição da população, promovendo discussões sobre temas relevantes e incentivando a participação cidadã. Em 2025, o projeto expandiu sua atuação para o interior do estado, com edições previstas também em Rondonópolis e Várzea Grande. A transmissão é realizada em parceria com o SBT Sinop.
O projeto Diálogos com a Sociedade conta com o apoio de diversas instituições e empresas, como Aprosoja, Energisa, Águas Cuiabá, Oncomed, Ampa, Unimed MT, Imad, Nova Rota do Oeste, Bom Futuro, Amaggi, Águas de Sinop e Aliança do Setor Produtivo.
Canais de denúncia - Ouvidoria da Mulher (ligue 127), WhatsApp (65 99259-6569 e 65 99269-8131) e o e-mail [email protected].