04 de Abril de 2020,

Cultura

A | A

Domingo, 23 de Fevereiro de 2020, 19h:00 | Atualizado:

CARNAVAL DA FÉ

34º Vinde e Vede reúne mais de 10 mil pessoas em 2 dias


Gazeta Digital

vindevede.jpg

 

Mais de 10 mil pessoas já passaram pelo Memorial Papa João Paulo II, no bairro Morada do Ouro, em Cuiabá, onde acontece o 34º Vinde e Vede, maior encontro católico de evangelização de Mato Grosso. A estimativa é dos organizadores e do Corpo de Bombeiros Militar. Ao longo dos quatro dias de celebração, o encontro deve reunir em torno de 150 mil pessoas. A expectativa maior de público gira em torno desta segunda (24) e terça (25).

Neste sábado (22), primeiro dia do evento, a forte chuva que caiu sobre Cuiabá atrasou a programação. As atividades tiveram início às 9h da manhã e o encerramento estava previsto para ocorrer por volta das 3h da madrugada deste domingo (23), contudo, se estendeu até às 6h. "Parcialmente isso aí prejudicou um pouco o número de pessoas ontem, mas hoje a gente está inclusive com um número de pessoas maior do que estávamos no domingo do ano passado. Acredito que a expectativa é bem boa em relação ao nosso público", avaliou o Padre Francisco Amaral, coordenador arquidiocesano de Cuiabá, diretor geral da rádio difusora "Bom Jesus" (AM 630), que faz parte da equipe que promove o Vinde e Vede.

Hoje, os louvores iniciam às 14h comandados pela Renovação Carismática Católica (RCC). Amanhã será realizado o Grande Cenáculo Mariano coordenado pelo Movimento Sacerdotal Mariano, também a partir das 14h. A terça terá atividades a partir das 10h. Neste dia, o encerramento do evento será marcado pelo lançamento da Campanha da Fraternidade, que este ano tem o tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso”, inspirado na figura de Irmã Dulce, canonizada em outubro do ano passado.

O Grande Cenáculo é considerado o maior do mundo. "O dia de amanhã é muito esperado, é talvez o de maior público junto com a terça-feira, porque todos os cenáculos do Estado de Mato Grosso, principalmente fora de Cuiabá, Jauru, por exemplo, e até pessoas de São Paulo, do centro do país estão vindo participar do grande cenáculo de Nossa Senhora. É algo realmente muito bonito, quem já participou sabe da experiência", conta Padre Francisco.

Há 10 anos, o Vinde e Vede é realizado no Memorial Papa João Paulo II. Até 2008 era feito no antigo Ginásio do Verdão e em 2009 e 2010 foi na Acrimat. O Memorial, em Cuiabá, é um lugar de muita representatividade para a comunidade católica, pois lá foi celebrada uma missa pelo Papa João Paulo II, hoje um santo canonizado pela Igreja. "Então a gente acredita que existe, do ponto de vista espiritual, uma graça especial sobre esse lugar. Do ponto de vista também cultural e social e tudo o que significa para Cuiabá. Um Papa, um Santo esteve aqui e celebrou a Santa Missa", explica o Padre.

Elza Maria Coelho de Souza frequenta o Vinde e Vede há mais de 30 anos. Para ela, o encontro é uma benção para os católicos. "Eu acompanho desde o tempo do padre Firmo Duarte, faz muito tempo, mais de 30 anos. O Vinde e Vede é uma benção para nós católicos, eu me sinto muito bem, é muito prazeroso vir aqui, é uma benção de Deus", comenta ao GD.

Preparação

São mais de mil voluntários e 28 paróquias trabalhando para estruturar a “cidade da fé” nos dias de Carnaval 22, 23, 24 e 25 de fevereiro. Essa preparação inicia sempre em março ou abril do ano anterior. Quando termina um Vinde e Vede já se iniciam as reuniões para o evento do próximo ano.

O encontro todo é viabilizado por voluntários, desde a comida vendida nas barracas, o alimento para os padres e quem trabalha durante os 4 dias, como policiais, agentes da Secretaria de Mobilização Urbana (Semob), os preparativos finais da estrutura, decoração, área de exposição externa e detalhes como a limpeza dos banheiros públicos. Nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro ocorrem reuniões trabalho mais intensas.

 

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS