“O futebol do país perde um grande ícone do esporte”, destacou o líder do Governo, o deputado Hermínio J. Barreto (PR), que apresentou na Assembleia Legislativa moção de pesar aos familiares, amigos, equipe de jornalismo esportivo e ao diretor presidente do Grupo Bandeirantes de Rádio e Televisão, senhor João Carlos Saad, do narrador esportivo Luciano do Valle, que faleceu no último sábado (19.04).
O Brasil perdeu um dos mais influente e renomado jornalista esportivo de sua história, a voz da emoção, o narrador Luciano do Valle, que veio a óbito aos 66 anos, vítima de Infarto.
“Foi um homem digno e respeitado, que fará com certeza, grande falta a todos que acompanharam o trabalho dele, com estilo empolgante de narrar tornou-se nacionalmente conhecido por expandir a narração esportiva para vários esportes além do futebol, ele deixou um grande exemplo de vida para todos, tendo contribuído em muito para a história do futebol”, disse o parlamentar.
História
Luciano do Valle, natural de Campinas (SP), começou a carreira em 1963, com apenas 16 anos, como locutor da Rádio Brasil, na cidade natal. Mudou-se para São Paulo quatro anos depois para atuar na Rádio Gazeta. Em 1971 passou a narrar jogos de futebol pela rede Globo de Televisão.
Além do futebol, fez sua primeira cobertura dos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972. Dois anos mais tarde, com a saída de Geraldo José, tornou-se o principal locutor da TV Globo. Em 1982 deixa a emissora carioca e teve passagem rápida pela Record e em 1983 começou sua carreira na Band, onde teve duas passagens: de 1983 a 2003 e de 2006 até o final de sua vida. Entre várias outras realizações, criou o “Show do Esporte” e concedeu à emissora paulista o maior tempo de cobertura esportiva entre as emissoras abertas.
Em 2013, Luciano do Valle completou 50 anos de carreira, cobrindo nesse tempo nada menos que 10 Copas do Mundo e 10 Jogos Olímpicos. Sua última narração foi no dia 13 de abril, na final do Campeonato Paulista entre Ituano e Santos.
Luciano era o principal narrador de esportes da Rede Bandeirantes (Band). Além do futebol fez narração esportiva de outros esportes: Fórmulas 1 e Indy, vôlei (esporte onde ganhou o apelido de Luciano do Vôlei, basquete (onde criou as designações Magic Paula e Rainha Hortência para as duas mais famosas jogadoras brasileiras), futebol de masters (veteranos), esportes olímpicos, boxe (onde lançou o lutador Adilson Maguila) e até sinuca (projetando o jogador Rui Chapéu).
De acordo com J Barreto, o passamento de Luciano do Valle deixa uma grande lacuna no país, que perde um de seus filhos mais ilustres, um exemplo de pai, profissional, de ser humano. Resta-nos, agora, a esperança de que o tempo se encarregará de consolar aos familiares e amigos.