25 de Maio de 2020,

Cultura

A | A

Segunda-Feira, 18 de Maio de 2020, 16h:31 | Atualizado:

Ator de MT cria projeto com robôs

O ator e humorista André D’Lucca criou um projeto para ajudar pacientes que estão internados nos hospitais do estado com Covid-19. O objetivo é levar mensagens de apoio para adultos e crianças que estão internados nas Unidades de Terapias Intensivas (UTIs).

Ele já tinha um projeto por meio do qual voluntários visitam a pacientes internados. Porém, com a pandemia do coronavírus, o projeto foi suspenso para evitar o contágio de outros pacientes e dos próprios voluntários.

Então teve a ideia de criar um projeto piloto chamado “Mala de Fugir”. Inicialmente, serão criados dois robôs com estrutura para comportar um tablet, um microfone e caixinhas de som para que as pessoas que estão internadas tenham acesso a conteúdos de músicos, comediantes, contadores de histórias, preparados especialmente para esses pacientes.

Um dos robôs será destinado para a ala adulta e o outro será customizado para a ala pediátrica. A estrutura será de fácil desinfecção para que o robô não dissemine a doença de um leito para outro.

Em uma publicação numa rede social, no dia 15 de maio, o humorista expôs o projeto e pediu doações para que ele seja colocado em prática. A arrecadação será feita em três partes: a primeira é a arrecadação para custear as estruturas onde serão colocados os equipamentos; a segunda é para a compra dos tablets, microfones e fios necessários e a terceira irá testar o projeto em um hospital municipal de Cuiabá e fazer adaptações.

O valor necessário na primeira etapa é de R$ 2.600. Até esse domingo (17), já foram arrecadados R$1.600 e, com o dinheiro, ele pôde dar entrada na confecção da estrutura. Os robôs vão se chamar L.C.R, em homenagem a Luiz Carlos Ribeiro, que foi um dramaturgo mato-grossense que faleceu em 2018. Uma de suas maiores obras foi o livro “Mala de Fugir” que posteriormente virou um espetáculo de teatro.

“Por algum instante, é uma forma do paciente fugir da realidade de estar naquele quarto”, afirma André.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS