20 de Setembro de 2019,

Cultura

A | A

Sexta-Feira, 16 de Agosto de 2019, 13h:50 | Atualizado:

Biblioteca Estevão de Mendonça abre inscrição para curso gratuito de Braille

A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça abre inscrição nesta segunda-feira (19.08) para o Curso Sistema de Leitura e Escrita em Braille e Tecnologia Assistiva. São 60 vagas gratuitas disponíveis para pessoas com deficiência visual, professores ou público geral interessado aprender mediação de leitura e pesquisa no método Braille. Os interessados deverão ter no mínimo 12 anos de idade. A inscrição será feita na sede da instituição, no Centro de Cuiabá, até o dia 30 de agosto.

O curso integra as ações de acessibilidade da Biblioteca Estevão de Mendonça, e busca promover a inclusão social e estimular a difusão do acesso ao livro e à leitura dentro da sociedade. A capacitação terá 40 horas e ocorrerá de 02 a 13 de setembro. Serão duas turmas, numa no período matutino (8h às 12h) e outra no vespertino (13h30 às 17h30).

A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça oferece o curso de Braille desde 2016. O conteúdo inclui um breve histórico sobre o sistema Braille e sua importância na alfabetização, o manuseio da reglete e punção (ferramentas para escrita em Braille), apresentação da Sala Braille da Biblioteca Estevão de Mendonça e transcrição do sistema Braille em tinta.

A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça conta com mais de 2.000 volumes em Braille disponíveis para a população. Na Sala Braille, as opções vão desde clássicos da literatura nacional, como obras de Monteiro Lobato, e obras internacionais, como o best-seller Harry Potter. Os volumes estão disponíveis em formato impresso, digital e em áudio. No local, ainda há uma impressora de livros em braile e um scanner que converte as obras escritas para áudio.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS