Cultura Quarta-Feira, 23 de Julho de 2025, 13h:18 | Atualizado:

Quarta-Feira, 23 de Julho de 2025, 13h:18 | Atualizado:

PANTANAL

Biólogo faz registro raro de tamanduá atravessando rio

 

G1-MT

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

REGISTRO TAMANDUA BANDEIRA.jpg

 

Um tamanduá-bandeira foi flagrado atravessando a nado o rio Piquiri, no Pantanal mato-grossense, em uma cena considerada extremamente rara. O registro foi feito na região de Porto Jofre, entre Poconé e Barão de Melgaço, municípios a 104 e 121 km de Cuiabá, no domingo (20), pelo biólogo e documentarista de fauna Lucas Lima, que passava de barco pela região no momento do flagrante.

No vídeo, é possível ver o animal enfrentando a correnteza com dificuldade, com parte do corpo submerso, enquanto tenta alcançar a outra margem do rio.

Segundo o biólogo, esse tipo de comportamento é incomum e só acontece em situações extremas, como fuga de predadores ou necessidade urgente de deslocamento.

“Ele não nada muito bem, então não é algo que faça com frequência. Os pescadores e piloteiros que trabalham aqui há mais de 40 anos só viram isso uma vez, é muito difícil e têm poucos registros”, relatou.

Mesmo ocorrendo em grande parte da América Latina, o tamanduá-bandeira é classificado como “Vulnerável” à extinção pela Lista Vermelha da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza) e pelo Ministério do Meio Ambiente. De acordo com a organização SOS Pantanal, a espécie enfrenta diversas ameaças, como a perda de habitat, os incêndios florestais e as colisões com veículos, que têm contribuído para o declínio da população na natureza.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet