27 de Janeiro de 2020,

Cultura

A | A

Quarta-Feira, 02 de Abril de 2014, 14h:23 | Atualizado:

Casa dos Governadores agora é a casa da Arte de Mato Grosso

A partir desta quarta-feira (02), o visitante que entrar na Casa dos Governadores de Mato Grosso se verá rodeado de arte, cultura e história. O local que abrigou 14 governadores desde a década de 1940 agora é o Museu de Arte de Mato Grosso – casa da Pinacoteca do Estado – e reúne, em sua primeira exposição, cerca de 100 obras dos principais artistas plásticos do estado.

A própria Casa, como destacou o vice-governador Chico Daltro durante a inauguração, é uma das peças do museu, devido ao seu valor histórico e arquitetônico. O local serviu de residência para chefes do Executivo de 1940 a 1986. Em 2004 foi transferida para Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso – MT Fomento, que agora cede o espaço para transformá-lo em museu.

“É uma satisfação apoiar e investir na cultura. Isso é garantir o registro da vida e dos costumes de uma população, isso é a história da humanidade”, frisou o vice-governador, lembrando que o local será um ponto cultural e turístico para Cuiabá, que em pouco mais de dois meses recebe a Copa do Mundo de 2014. “A cultura mato-grossense é rica, bela e traduz para o Brasil e para o Mundo o que é esse verdadeiro sentimento mato-grossense, esse verdadeiro sentimento cuiabano”.

Para a secretária de Estado de Cultura, Janete Riva, quem ganha com a reabertura da Pinacoteca de Mato Grosso é, principalmente, a população, que poderá conhecer de perto a produção de aproximadamente 50 artistas plásticos mato-grossenses. “Para nós, enquanto população, que não conhecíamos e não tínhamos o acesso ao acervo, é fundamental um espaço no centro da Capital. Aqui a gente vai conhecer um pouco mais sobre a história de Mato Grosso”. De acordo com a secretária, o edital que definirá qual a instituição vai gerir o museu ainda está aberto.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS