Cultura Sábado, 10 de Maio de 2025, 08h:56 | Atualizado:

Sábado, 10 de Maio de 2025, 08h:56 | Atualizado:

PEREGRINOS

Centro histórico de Cuiabá vira roteiro de romaria contemporânea

Evento é gratuito e ocorre neste sábado (10)

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

peregrinos.jpeg

 

Cuiabá recebe a performance “Peregrinos”, concebida pela bailarina, coreógrafa e pesquisadora Elka Victorino, no sábado (10), com concentração programada para ocorrer às 17 horas, na Praça da Mandioca. O evento, com participação do ator e dançarino Ismael Diniz, é gratuito e com indicação livre. Como parte do projeto, alunos do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e mais 10 inscritos participarão de uma oficina artística durante dois dias. 

Peregrinos propõe a realização de uma performance de rua que transforma a cidade em palco e roteiro de uma romaria contemporânea, entrelaçando dança, música e performance em uma vivência sensorial e crítica. Partindo da Praça da Mandioca, os participantes percorrem trajetos no centro histórico até a Igreja do Rosário, ressignificando marcos urbanos como estações simbólicas da Via Sacra. 

Essa peregrinação artística investiga o corpo como espaço de memória, sacrifício e resistência, promovendo o encontro entre o espiritual e o urbano, o individual e o coletivo, em um contexto marcado por tensões sociais, culturais e ambientais.  Conforme a idealizadora, Elka Victorino, a importância de Peregrinos reside na sua capacidade de gerar redes criativas e fortalecer a identidade cultural de Cuiabá por meio da arte pública. 

Para quem for participar da travessia, é recomendado o uso de roupas leves e confortáveis, além de protetor solar e água para hidratação durante o percurso. O projeto foi contemplado pelo Edital de Chamada Pública intitulado “Fomento à Cultura” PNAB Cuiabá nº 001 – 2024, Edital AUFA. 

Oficina 

Além da performance no centro histórico da capital, Elka Victorino, Ismael Diniz e a sonoplasta Débora Veiga serão responsáveis por uma oficina, nos dias 9 e 10 de maio, no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá,  para alunos do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Campus Bela Vista, e mais dez inscritos externos.

As oficinas serão focadas em arte, cultura, dança, música e performance de rua. A realização cênica terá direção artística de Thereza Helena e registros de imagens de Fred Gustavos.

As inscrições para o público externo participar da oficina podem ser feitas neste link

Sobre Elka Victorino

A bailarina e coreógrafa Elka Victorino começou seus estudos em dança em 1980, na cidade de Cuiabá, onde percorreu toda sua trajetória com ensino e produção de espetáculos. Formada como bailarina e professora de ballet pela Royal Academy of Dance, fundou, em 1994, a escola de dança Art'Expressão e, em 1997 a Cia. de Dança Art'Expressão, na qual atuou como diretora por 15 anos. 

Atualmente atua como Analista do Sistema Socioeducativo da Secretaria de Estado de Justiça de Mato Grosso e como docente em programas de pós-graduação nas áreas de dança e pilates. É Doutora em Estudos de Cultura Contemporânea pela UFMT, desenvolvendo pesquisas em dança performativa contemporânea.

Ficha Técnica da performance

Direção Geral: Elka Victorino 

Direção Artística: Thereza Helena

Produção Executiva: Fred Gustavos

Dramaturgia: Elka Victorino e Thereza Helena

Pesquisa e Direção de Movimentos: Dejaílton Dedy

Coreografia e Elenco: Elka Victorino e Ismael Diniz 

Figurino: Robson Oliveira 

Pesquisa Sonoplastia: Débora Veiga e Carlos Awire

Execução Sonora: Débora Veiga, Elka Victorino e Ismael Diniz 

Fotografia e Identidade Visual: Fred Gustavos 

Assessoria de Produção: Robson Oliveira

Serviço

Local: Praça da Mandioca

Data: Sábado (10 de maio)

Horário: 17 horas

 

 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet