A prefeitura de Chapada dos Guimarães, por meio de um decreto publicado nesta terça-feira (15), suspendeu todas as festividades públicas de fim de ano no município. A prefeita Thelma de Oliveira (PSDB) afirma que a medida não farmacológica é para se evitar disseminação da Covid-19.
Ela alega a falta estrutura para fiscalizar eventual aglomeração nas ruas e praças da cidade caso as comemorações fossem permitidas. Com o Decreto 103/2020, nos dias de comemoração do Natal 24 e 25 de dezembro e do Réveillon 31 de dezembro e 01 de janeiro não será permitida a aglomeração nas praças e e ruas da cidade, ficando vedado, nesses locais, o consumo de bebida alcoólica e utilização de qualquer espécie de sonorização.
Porém, a proibição não se aplica aos estabelecimentos privados que já fazem uso das calçadas para colocação de mesas e cadeiras. Chapada dos Guimarães, tradicionalmente, recebe milhares de visitantes durante esse período do ano.
A cidade é escolhida, principalmente, pelos cuiabanos para a festa da virada do ano, onde são recepcionados com shows e queima de fogos. Mas, com o advento da pandemia essas atividades estão suspensas.
No entanto, em um decreto anterior, publicado no dia 05 de dezembro, a Prefeitura liberou as festividades de fim de ano nos estabelecimentos comerciais. Mas, as comemorações devem respeitar todas as normas de biossegurança determinadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Ficou liberado a realização de eventos respeitando o limite de 80% da capacidade máxima do local, tendo como base o metro quadrado e o espaçamento de 1,5m (um metro e meio) entre pessoas. Para a realização de eventos, o organizador precisa ir até a Prefeitura para emitir o alvará de liberação. Caso haja o descumprimento de algumas medidas, terá a multa no valor entre R$ 500 e R$ 15 mil.
Dona Clementina
Quarta-Feira, 16 de Dezembro de 2020, 09h03