Fogo, carne de qualidade e muito amor são os principais ingredientes que os churrasqueiros voluntários levam para o Festival Braseiro. A 14ª edição da festa será realizada no próximo dia 12 de julho (sábado), das 15h às 21h, no Sesi Papa, em Cuiabá.
O Braseiro nasceu em 2016 com o objetivo de promover a carne produzida em Mato Grosso, fortalecer a cadeia produtiva e, ao mesmo tempo, colaborar com quem mais precisa, pois todo o lucro arrecadado é destinado a instituições sem fins lucrativos. Por isso, todos os envolvidos na execução do evento, desde a organização até os churrasqueiros são voluntários, que doam seu tempo, serviços e materiais para promover o maior festival de churrasco filantrópico do Brasil.
Emerson Gomes Pael é empresário e personal trainer, mas trabalha como voluntário desde a primeira edição do Festival Braseiro em Cuiabá. Ele começou auxiliando no estacionamento, som para as estações de churrasco e neste ano está à frente da estação do Hamburguer Celeiro, além de compor a comissão que analisa a documentação e visita as instituições inscritas para receber recursos oriundos do lucro do evento.
“A principal razão de mergulhar nesse trabalho é pela solidariedade. Além de servir com alegria no dia do evento, participe da comissão voluntária e conheça de perto cada projeto que será beneficiado com o resultado desse servir, é uma honra. A preparação começa muito antes, com muito estudo, testes e orações”, comenta Emerson.
Também veterana no Festival Braseiro, a gastronômica Suelem Almodi Menegão apresenta uma novidade picante em sua estação, a picanha com vinagrete afrodisíaco. "Depois de muita pesquisa e com a intenção de fazer algo para apimentar um nosso pouco evento e ver pessoas mais felizes, resolva inovar e fazer algo criativo. Queremos levar amor por todo Braseiro",
Suelem conta ainda que a preparação é intensa, mas o resultado compensador. “Somos a Família Braseiro, estamos tão unidos em uma causa tão linda de ajudar que nos entregamos de corpo, alma e coração”, finaliza.
E para adoçar o paladar, os alunos de Gastronomia do UNIVAG oferecem mais uma na estação de Pavlova com calda de frutas vermelhas. Segundo o professor e coordenador do curso, Bruno Kimura, na última edição o sucesso da sobremesa foi tanto, que para este ano iremos dobrar a quantidade de porções a serem servidas.
"Serão quatro dias de pré-preparo com alunos nos laboratórios da instituição. É intenso, mas a melhor parte é saber que estamos ajudando muitas pessoas ao mesmo tempo em que estamos trabalhando e nos divertindo. É um evento que reúne excelentes profissionais e amigos", conta Kimura.
“O Braseiro não é só sobre carne e fogo, é sobre conexão e propósito”. Um dos grandes diferenciais do festival é o seu impacto social e os churrasqueiros se orgulham de fazer parte dessa corrente do bem. São eles que, com dedicação e paixão, transformam o evento em uma experiência inesquecível e gigante. Mais do que mestres da grelha, eles são agentes de transformação, unindo sabor, solidariedade e cultura em cada corte servido”, ressalta o idealizador e presidente da Associação Braseiro, Marco Túlio Duarte Soares.
Além da gastronomia, o evento também é um show à parte quando o assunto é entretenimento. São 6 horas ininterruptas de apresentações musicais, com artistas e estilos variados, proporcionando uma experiência completa para o público.
Desde sua criação, o festival já destinou aproximadamente R$ 3,1 milhões em doações para instituições de caridade. Todo o lucro do evento é revertido para essas organizações, fortalecendo o caráter filantrópico que é uma marca registrada do Braseiro.
Serão 80 estações nas quais os convidados poderão saborear os mais variados tipos de cortes e preparos de carnes bovina, suína, de carneiro, de frango, peixes e ainda sobremesas. Entre as opções, tem parrilla, carnes assadas no fogo de chão, hambúrguer, paella de frutos do mar e sobremesas. As vendas dos ingressos serão anunciadas em breve
Durante todo o Festival Braseiro serão oferecidas cerveja Louvada, refrigerantes e água. Também haverá bebidas destiladas não incluídas no open bar e a renda será revertida para uma instituição beneficente.
Em Cuiabá, os pontos de vendas estão localizados na Loja Braseiro no piso L2 do Shopping Estação e também na loja Celeiro Carnes, que fica na Avenida Miguel Sutil, 6300, bairro Santa Marta. Em Rondonópolis, os ingressos são vendidos nas lojas Celeiros Carnes. Ou ainda pelo site www.festivalbraseiro.com.br . Os ingressos podem ser pagos via pix ou em até 4x no cartão de crédito sem juros. Crianças até 11 anos não pagam.