Cultura Segunda-Feira, 24 de Junho de 2024, 16h:04 | Atualizado:

Segunda-Feira, 24 de Junho de 2024, 16h:04 | Atualizado:

SÃO JOÃO

Cidade de MT constrói fogueira de 64 metros e tenta bater recorde

 

DAVI VITTORAZZI
G1

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

fogueira .jpg

 

O dia de São João Batista é celebrado nesta segunda-feira (24) e a Prefeitura de Pontal do Araguaia, a 518 km de Cuiabá, construiu uma fogueira de 64 metros de altura – equilavente a um prédio de mais de 20 andares – com o objetivo de bater o recorde do Guinness Book Brasil e ter a maior fogueira de São João do país.

A maior fogueira registrada foi construída em São João, no Paraná, em 2010, e tinha uma altura de 62,2 metros. Uma equipe do livro de recordes está deve estar presente na festa para medir a fogueira e validar o recorde.

Segundo o prefeito da cidade, Adelcino Lopo (MDB), a fogueira foi construída em três semanas e será acesa no sábado (29), em um local afastado do evento para não ter risco de incêndio. A construção deve ficar a 200 metros longe do público e distante da região de mata, para a segurança.

No local, o evento contará com o apoio de 5 caminhões-pipa, com 70 mil litros de água e equipe dos bombeiros. O prefeito também informou que a queima deve durar 10 horas e que já pagou a taxa e cumpriu todos os requisitos exigidos pelo Guinness Book.

“A ideia, na verdade, é chamar atenção da pessoa através da cultura, dos olhares da população, do Brasil, do mundo para Pontal do Araguaia. A gente tem o Rio Araguaia, Rio Garças, tem umas praias bonitas, tem um potencial para ser desenvolvido, com produção do pequi”, disse.

A fogueira foi construída com toras de eucalipto e o material foi doado por produtores da região. A festa de São João em Pontal do Araguaia, conhecida como “Arraial da Capital do Pequi”, será nos dias 27, 28 e 29 de junho.

Na festa de São João de 2023, a fogueira chegou a 42 metros de altura e contou com a presença de 15 mil pessoas, segundo o prefeito. Além da festa, o município realiza outras festividades como a Festa do Pequi e o Festival de Pesca.





Postar um novo comentário





Comentários (3)

  • Aldo

    Terça-Feira, 25 de Junho de 2024, 06h53
  • É muita falta de noção queimar essa quantia de madeira em um momento tão crítico que o planeta está passando por questões ambientais. Em vez de 64 metros não poderia ser 2 metros de altura. A fogueira é apenas um simbolismo das festas juninas, então não precisa nada disso.
    2
    1



  • A t

    Terça-Feira, 25 de Junho de 2024, 05h42
  • CADA ABERRAÇÃO QUE APARECE. O PANTANAL ARDENDO EM CHAMAS E ESSE PREFEITO FAZENDO MAIS FOGO E FUMAÇA. E O CUSTO DISSO TUDO? DUAS SEMANAS ESSE GUINDASTE EMPILHANDO MADEIRA? E O CUSTO DA MADEIRA DE EUCALIPTO USADA NA FOGUEIRA? QUEM VAI PAGAR?? O CIDADÃO DE PONTAL COM SEUS IMPOSTOS? DEVERIA GASTAR ESSE DINHEIRO EM CESTAS BÁSICAS OU REMÉDIO PRÁ POPULAÇÃO CARENTE.. QUER APARECER?? FAÇA UMA FOGUEIRA NORMAL E ATRAVESSE DESCALÇO QUANDO ESTIVER SÓ BRASAS... E BEM DEVAGARINHO.... AMOSTRADINHO.... OS ÓRGÃOS FISCALIZADORES DEVERIAM PROIBIR ISSO... SE A MODA PEGA....
    2
    1



  • João Carlos

    Segunda-Feira, 24 de Junho de 2024, 17h11
  • Nosso planeta está precisando de ar puro, chega de fumaça, faça uma fogueirinha simbólica, vai contribuir mais.
    5
    1











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet