O Ministério da Educação do Brasil (MEC) e o Setor Educacional do Mercosul, por meio da Assessoria Internacional do MEC e em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas, abriu inscrições para o Concurso Histórico-literário “Caminhos do Mercosul – Convocatória 2015”. Todos os documentos deverão ser encaminhados à Assessoria Internacional do MEC até 10 de julho.
Os seis alunos selecionados ganharão uma viagem acadêmica, recreativa e cultural ao estado do Amazonas, com todos os custos cobertos pelo país anfitrião, no período de 18 a 25 de outubro de 2015.
O objetivo do concurso é gerar um espaço de participação estudantil nos diversos campos da cultura e do saber, orientado ao desenvolvimento de atividades culturais, pedagógicas e recreativas, estimular a produção intelectual sobre a região e o processo de integração, demonstrando os distintos conhecimentos através de produções escritas, além de fortalecer os laços de reciprocidade e solidariedade entre os/as estudantes da região respeitando a diversidade cultural.
O tema principal é “A Floresta Amazônica como Patrimônio da Humanidade”. A escolha se justifica em razão da abundância de recursos da floresta e de seu papel como fonte de equilíbrio ambiental do planeta. Seus vegetais, no processo de evapotranspiração, são responsáveis por liberar aproximadamente sete trilhões de toneladas de água para a atmosfera. Já o Rio Amazonas, o segundo mais extenso do mundo e com mais de mil afluentes, desagua aproximadamente, 20% de água doce no Oceano Atlântico a cada ano, o que torna a salinidade das águas costeiras mais baixas.
O conjunto de povos indígenas ou de outras culturas (seringueiros, castanheiros, ribeirinhos, etc.) contribui para a existência de uma riqueza cultural que poucos conhecem. Esses povos aprenderam a utilizar os recursos, devido a sua longa experiência dentro da floresta, e se tornaram importantes para a ciência e tecnologia moderna. Na Amazônia legal (área que engloba nove estados brasileiros pertencentes a bacia amazônica) encontramos 69% da população indígena, sendo que 55% sobrevive diretamente da Floresta.
Com base no tema principal, foram definidos os seguintes subtemas: a educação como processo de preservação da Floresta Amazônica, o ciclo da água na Amazônia, história dos povos tradicionais da Amazônia e o extrativismo como alavanca do desenvolvimento amazônico.
Para participar o candidato deve estudante do ensino médio nos países membros e associados do Mercosul (Educação Secundária ou Técnico Profissional); ser nascido exclusivamente nos anos de 1998 a 2000 (ter entre 15 e 17 anos); deter boa atuação escolar reconhecida pela instituição de ensino (assistência, conduta e rendimento); ser autorizado/a expressamente pela família (apoio familiar); e ser capaz de conviver com jovens de diferentes culturas e crenças religiosas. O/A candidato/a deve estar disposto/a a cumprir integralmente o regulamento que regerá toda a viagem.