Cultura Terça-Feira, 05 de Abril de 2016, 14h:30 | Atualizado:

Terça-Feira, 05 de Abril de 2016, 14h:30 | Atualizado:

Notícia

Conselho de Arquitetura realiza debate sobre aniversário de Cuiabá

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

A Prefeitura através da Secretaria de Planejamento e o Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso realizam o Painel de Debate “Cuiabá Retratos: Passado, Presente e Futuro”. O evento será hoje (05/04), em comemoração a semana do aniversário da cidade de Cuiabá, às 18h30 no Museu Histórico de Mato Grosso.

O Painel será composto por quatro debatedores: a arquiteta e urbanista Silvia Faria, o jornalista Onofre Ribeiro, o artista plástico Jonas Barros, e o ensaísta e Imortal da Academia Mato-grossense de Letras Moisés Martins Jr. Cada painelista terá um tempo de 20 minutos para abordar dentro de sua área de conhecimento e experiências vividas, os retratos que tem de Cuiabá. Ao final, será aberto espaço para perguntas e debate com o público.

O Superintendente do IPDU, Benedito Libânio, disse que as contribuições levantadas sobre melhorias para a cidade, serão consideradas na elaboração do Plano Diretor. A revisão do plano é obrigatória por lei, assim como a necessidade de se estabelecer um processo participativo. Os estudos tiveram início no ano passado com o intuito de gerar melhorias na qualidade de vida da população, crescimento econômico e desenvolvimento urbano. Recentemente foi realizado pela Prefeitura o ato de lançamento de revisão do Plano Diretor de Cuiabá.

Conheça um pouco mais cada expositor:

Silvia Faria

Arquiteta e Urbanista, Doutora em Estruturas Ambientais e Urbanas pela FAUUSP, larga experiência atuando junto à Grandes Construtoras/Incorporadoras orientando o Desenvolvimento de Empreendimentos Imobiliários, desde o conceito, produto à obtenção dos registros e licenças. Consultoria a empresas e investidores do mercado imobiliário na região de Campinas e interior do Estado de São Paulo. Assessoria técnica junto ao SECOVI Campinas. Docente por mais de 10 anos como Professora Titular na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UNIP e da Faculdade de Engenharia Civil da Metrocamp. 

Onofre Ribeiro

Estudou Jornalismo na Universidade de Brasília – UnB, e iniciou a atividade profissional no “Jornal de Brasília”, em 1973. Mudou-se para Mato Grosso em 1976. Desde então, construiu uma longa trajetória em assessoria de imprensa, como editor de revistas, de jornais, de rádio, editor e apresentador de programas em televisão, professor universitário e como consultor em comunicação e em estratégias políticas. Em 1990, entre 28 de junho de 1990 até 14 de julho de 2004, escreveu artigos diários para o jornal “A Gazeta”. Após sua passagem em “A Gazeta” foi para o “Diário de Cuiabá” onde permaneceu até 2009. Voltando para “A Gazeta” em 2012 onde permanece até os dias de hoje.Teve sua participação artigos semanais para a “Revista RDM”, onde assumiu a coordenação editorial e nela permaneceu até 2009, quando iniciou uma passagem de dois anos na Secretaria de Comunicação do Governo de Mato Grosso. 

Jonas Barros

Pintor, desenhista, objetista e autodidata. Começou a expor suas obras em 1986, quando participou do Salão Jovem Arte Mato-grossense, evento realizado pela Fundação Cultural de Mato Grosso. Em 1993, participou do Salão Nacional Contemporâneo de Ribeirão Preto/São Paulo. Em 2000, destacou-se por seus trabalhos de interação com o ambiente urbano. Ele participou da exposição “Grande Olhar 1 e 2”, na Estação Rodoviária e no Mercado Municipal de Cuiabá, da exposição “Artistas do Século”, no Museu de Arte Cultura Popular – MACP, da UFMT, e do projeto “Arte em Trânsito”, também em Cuiabá. Em 2003, participou como representante brasileiro na coletiva “El Amazonas”, no Museu Nazinale Di Castel Sant’angelo, em Roma/Itália. Além de diversas exposições e mostras no interior de Mato Grosso, mais recentemente, ele participou do “Circuito Cultural Lusófono”, do Palácio Cabral, em Lisboa/Portugal. 

Moises Martins

Membro da Academia Mato-grossense de Letras e da Academia Mato-grossense Maçônica de Letras, poeta, compositor, cantor  e autor de alguns títulos. Em sua vida profissional já assumiu alguns cargos, como: Presidente da Fundação Educacional do Buriti, Secretário Municipal da Cultura Cuiabá, Secretário Adjunto da Secretaria Municipal da Cultura de Cuiabá e Secretário Especial de Resgate Histórico e de Apoio à Cultura junto á Câmara Municipal de Cuiabá. Cronista em diversos jornais de Mato Grosso: Folha do Estado, Gazeta e Diário de Cuiabá. Na Produção artístico-cultural, elaborou, em parceria com o músico e compositor Pescuma, o projeto Sentimento Cuiabano, desde 1992 , surgindo em 3 CDs: Vídeo – Ruas de Cuiabá (1995), Vídeo Festas de Santo em Cuiabá (1996), fita K7, músicas Sentimento Cuiabano (1994) e cd músicas Sentimento Cuiabano (1996). Produtor do I, II e III volumes do Projeto Fonográfico Sons, Tons, Serestas de Mato Grosso; pioneiro na produção, com interpretação do próprio autor.

 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia






Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet