13 de Novembro de 2019,

Cultura

A | A

Quarta-Feira, 16 de Outubro de 2019, 19h:35 | Atualizado:

Documentário sobre os 25 anos do Plano Real será exibido em Cuiabá

Em comemoração aos 25 anos do Plano Real, o Movimento Livres com apoio da FAUC Faculdade Cuiabá, exibirá nesta sexta-feira (18), a partir das 19h, o documentário “Real 25 anos – Muito além de uma moeda”. O evento será realizado no auditório da faculdade, e faz parte da Semana Acadêmica da instituição, que contará ainda com debate com a participação de professores e alunos, mediado pelo coordenador estadual do Livres em Mato Grosso, Junior Macagnam.

Há 25 anos, baseado em reformas liberais que limitaram o poder do governo e proporcionaram o ajuste das contas públicas, o Plano Real salvou os brasileiros do pesadelo inflacionário. A hiperinflação desvalorizava a renda da população a cada minuto, corrida nos supermercados e filas causadas pela escassez de alimentos eram parte da rotina dos brasileiros.

“É importante mostrar um pouco da história do nosso país, principalmente para nossos acadêmicos de hoje que não viveram essa época difícil, a inflação é o imposto mais nefasto que existe, e naquela época os mais afetados eram os que tinham menor renda. Vamos debater com os acadêmicos sobre os riscos que a inflação carrega e como uma má administração pública pode levar um país a falência”, destaca Junior Macagnam.

O documentário reúne entrevistas  com os principais responsáveis pelo Real, entre eles o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, os ex-ministros Pedro Malan e Rubens Ricupero e os principais economistas responsáveis pela concepção do plano, como Persio Arida, Edmar Bacha, Gustavo Franco e Elena Landau.

“Normalmente quem leva os créditos pela criação do plano Real é quem estava no poder, no caso o FHC, mas não podemos deixar de ressaltar o excelente trabalho dos economistas envolvidos no projeto”, ressalta Macagnam.

Após o documentário, haverá debate com a participação do professor Alfredo da Mota Menezes e do coordenador do curso de administração da FAUC, Edson Trombine Junior. “Vamos fazer uma reflexão do que o Plano Real trouxe para o país, a mudança que isso representou na vida dos brasileiros. É muito importante para nossos acadêmicos, principalmente para os administradores e economista participarem deste evento que agregará e muito na formação destes futuros profissionais”, explica Edson Trombine.

 

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS