10 de Abril de 2020,

Cultura

A | A

Quarta-Feira, 25 de Março de 2020, 14h:05 | Atualizado:

QUARENTENA

Educação dá dicas para pais e filhos em MT

brinquedos-folhamax.jpg

 

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) dá dicas para que os pais aproveitem o momento em que a grande maioria está em casa, por conta da pandemia do novo coranavírus. A antecipação do recesso escolar é uma oportunidade para estreitarem as relações.

Atividades como compartilhar tarefas, dialogar, brincar, dançar e cantar contribuem para estreitar a relação e ainda para que as crianças e adolescentes continuem desenvolvendo seus processos cognitivos e socioemocionais em casa. “Uma boa sugestão é possibilitar às crianças e aos adolescentes vivenciar, no cotidiano familiar, atividades que auxiliem a aprendizagem e minimize a ociosidade e impactos ocasionados pelo isolamento social”, ressalta a secretária adjunta de Gestão Educacional, Rosa Maria Luzardo.

Umas atividades que pode ser compartilhada neste período é a leitura, que possibilita o desenvolvimento da escrita e estimula a imaginação e a criatividade. Outra sugestão é promover jogos e brincadeiras educativas, desde os tradicionais como quebra-cabeça e tabuleiro aos mediados pelas tecnologias digitais. Atualmente, existem games, que possibilitam trabalhar a matemática, a língua portuguesa, química e demais áreas do conhecimento.

Os pais também podem criar brinquedos e jogos, essa atividade promove o desenvolvimento cognitivo, pois há um estímulo ao pensamento lógico matemático, à linguagem e à memória. Atividades com dança, música ou brincadeiras que promovam atividades físicas, também são bem-vindas, pois com elas as crianças exploram sua capacidade de criar, de aprender e de se expressar. O importante é se movimentar, fazer brincadeiras e jogos, evitando passar horas em frente à TV e demais aparelhos eletrônicos que favoreçam o sedentarismo.

Conforme Rosa Luzardo, em todas as propostas é preciso que haja a organização de situações que promovam a aprendizagem, caso contrário, a atividade não agregará conhecimentos e servirá, tão somente, para o entretenimento das crianças e adolescentes.

ANO LETIVO

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT) está articulada com o Conselho Estadual de Educação (CEE/MT) estudando medidas para que se garanta o cumprimento do ano letivo de 2020, caso as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública sejam prolongadas por período superior ao previsto no Decreto n° 407, de março de 2020. “Embora as aulas estejam suspensas na rede estadual de ensino, no período de 23 de março a 05 de abril, a Seduc continua desenvolvendo ações para assegurar o direito à uma educação de qualidade para todos os nossos estudantes”, afirma Rosa Luzardo.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS