Por trás da tradição de pedir doces nas ruas e assistir a filmes de terror, o Halloween tem uma história nascida na cultura Celta, que utilizava o período para realizar rituais que poderiam interferir em suas atividades. Para entender a origem da festividade e como ela ainda está presente nos dias de hoje, o GD conversou com Maurício Melo, bruxo e tarólogo que explicou como o Halloween e a bruxaria estão ligados.
Este ano, o Dia das Bruxas é comemorado nesta quinta-feira (31). A data é a véspera do “Dia de Todos os Santos”, criado no Século XVIII, pelo papa Gregório III. A comemoração do Halloween vem da cultura Celta, um termo utilizado para designar os povos com cultura e idioma semelhantes e que habitaram diferentes regiões da Europa entre 1200 a.C. e 500 d.C.
Maurício Melo explicou que os Celtas realizavam o festival de Samhain, festividade que honrava os ancestrais e ocorria em um período em que o véu que separa o mundo dos vivos e dos mortos está mais fino. Ele explicou que isso é algo que se acredita até na atualidade dentro da “Arte sem Nome”, forma como a bruxaria é chamada por seus praticantes.
“O contato com o reino dos espíritos é facilitado e os ancestrais são honrados nesse período. A morte não é um tabu para a bruxaria, ela é respeitada”, explicou Melo.
O bruxo contou ao GD que sempre se sentiu atraído por histórias de bruxas e magos e que sentia, via e ouvia coisas que outras pessoas não eram capazes de perceber. E foi assim que ele passou a utilizar seu talento para os rituais. Atualmente ele atua como bruxo profissional e divulga seus trabalhos nas redes sociais.
O Halloween, além de ser a véspera do Dia de Todos os Santos, também antecede o Dia de Finados, data em que se homenageia aos mortos e visita túmulos de entes queridos.
Além das crenças e do lado místico dessa comemoração, existem também as tradições agregadas com o tempo. No Brasil, o costume de sair às ruas e pedir doces não é tão forte quanto em outros países, como Estados Unidos, porém ainda é possível encontrar pessoas fantasiadas e também festas temáticas.
Na data também é comum muitas pessoas realizarem maratonas de filmes que podem deixar o telespectador com medo. Para esta ocasião, o GD preparou uma lista de filmes assustadores, desde aqueles que podem ser vistos em família, com crianças até aqueles com restrições de idade.