Cultura Quinta-Feira, 31 de Outubro de 2024, 14h:33 | Atualizado:

Quinta-Feira, 31 de Outubro de 2024, 14h:33 | Atualizado:

DIA DAS BRUXAS

Entenda origem da tradição de Halloween

 

Aline Costa
Gazeta Digital

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

DIA DAS BRUXAS.jpg

 

Por trás da tradição de pedir doces nas ruas e assistir a filmes de terror, o Halloween tem uma história nascida na cultura Celta, que utilizava o período para realizar rituais que poderiam interferir em suas atividades. Para entender a origem da festividade e como ela ainda está presente nos dias de hoje, o GD conversou com Maurício Melo, bruxo e tarólogo que explicou como o Halloween e a bruxaria estão ligados.

Este ano, o Dia das Bruxas é comemorado nesta quinta-feira (31). A data é a véspera do “Dia de Todos os Santos”, criado no Século XVIII, pelo papa Gregório III. A comemoração do Halloween vem da cultura Celta, um termo utilizado para designar os povos com cultura e idioma semelhantes e que habitaram diferentes regiões da Europa entre 1200 a.C. e 500 d.C.

Maurício Melo explicou que os Celtas realizavam o festival de Samhain, festividade que honrava os ancestrais e ocorria em um período em que o véu que separa o mundo dos vivos e dos mortos está mais fino. Ele explicou que isso é algo que se acredita até na atualidade dentro da “Arte sem Nome”, forma como a bruxaria é chamada por seus praticantes.

“O contato com o reino dos espíritos é facilitado e os ancestrais são honrados nesse período. A morte não é um tabu para a bruxaria, ela é respeitada”, explicou Melo.

O bruxo contou ao GD que sempre se sentiu atraído por histórias de bruxas e magos e que sentia, via e ouvia coisas que outras pessoas não eram capazes de perceber. E foi assim que ele passou a utilizar seu talento para os rituais. Atualmente ele atua como bruxo profissional e divulga seus trabalhos nas redes sociais.

O Halloween, além de ser a véspera do Dia de Todos os Santos, também antecede o Dia de Finados, data em que se homenageia aos mortos e visita túmulos de entes queridos.

Além das crenças e do lado místico dessa comemoração, existem também as tradições agregadas com o tempo. No Brasil, o costume de sair às ruas e pedir doces não é tão forte quanto em outros países, como Estados Unidos, porém ainda é possível encontrar pessoas fantasiadas e também festas temáticas.

Na data também é comum muitas pessoas realizarem maratonas de filmes que podem deixar o telespectador com medo. Para esta ocasião, o GD preparou uma lista de filmes assustadores, desde aqueles que podem ser vistos em família, com crianças até aqueles com restrições de idade.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet