06 de Agosto de 2020,

Cultura

A | A

Segunda-Feira, 22 de Janeiro de 2018, 16h:15 | Atualizado:

BECO DO CANDEEIRO

Estátua que lembra chacina deve permanecer em Cuiabá

estatua-chacina.jpg

 

A estátua que lembra a chacina do Beco do Candeeiro, ocorrida há 20 anos, deve permanecer no local após polêmica. A Praça Senhor dos Passos, onde a escultura fica, começou a ser reformada. Por causa das obras, ela seria retirada do local.

A escultura lembra a chacina ocorrida em 1998. Na ocasião, três adolescentes de 13, 15 e 16 anos, foram mortos há tiros no local. Os crimes foram cometidos no dia 10 de julho , por volta das 20h, na rua 27 de Dezembro, no Centro Histórico de Cuiabá.

O assassino usou uma pistola para atirar nos quatro adolescentes. Um deles conseguiu fugir. Um policial militar, principal suspeito das execuções, foi julgado em 2014 e inocentado do crimes.

A associação que representa as vítimas de violência solicitou que a estátua permaneça no mesmo local, para que o crime não seja esquecido.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente afirmou que o projeto de reforma e revitalização da praça não prevê a permanência da estátua, mas que a decisão final cabe ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Em nota, o órgão declarou que a obra de arte não será movimentada do local de origem. Um parecer técnico foi enviado à prefeitura com as recomendações de como protegê-la durante a execução dos serviços.

 



Postar um novo comentário

Comentários (12)

  • Lucila | Quarta-Feira, 24 de Janeiro de 2018, 21h30
    2
    0

    Se existe crianças abandonadas e usando drogas é porque alguns que se dizem cidadãos de bem invés de fazer alguma coisa efetiva para ajudá-las , ficam jorrando seu ódio contra esses seres humanos. Mais fácil ficar escrevendo bobagens na internet do ir lá e ver a realidade dessas pessoas e ajudá-las. Tem que ficar as escultura sim !

  • Ubiratan Silva | Terça-Feira, 23 de Janeiro de 2018, 16h52
    4
    1

    Quando ocorreu esta chacina, a sociedade ficou chocada, e esta escultura representou o sentimento das pessoas. Hoje, o mundo passa por um período negro, onde gente de coração apodrecido, de repente, se sentiu fortalecido o suficiente para externalizar a feiúra de suas almas. Espero que, um dia, voltem a se recolher em suas existências tristes e sombrias.

  • garrincha | Terça-Feira, 23 de Janeiro de 2018, 11h49
    7
    2

    Melhor de tudo q opinaram, seria bem melhor colocar estatuas dos políticos ladroes q roubaram milhões e milhões em Cuiabá, pra ver se o povo lembra e faça-nos o favor de não colocarem eles la com seus votos isso sim seria bem melhor

  • cibele Lemes | Terça-Feira, 23 de Janeiro de 2018, 10h18
    6
    6

    infelizmente enquanto nao entendermos que se nao cuidarmos desses meninos ,nos tambem nao teremos Paz.!!! Essa escultura e´para lembrar que algo tem que ser feito!!!

  • Anna Arantes | Terça-Feira, 23 de Janeiro de 2018, 10h12
    9
    7

    FAZER ESTATUAS PARA VAGABUNDOS NOIADOS SÓ NESSE PAÍS DE MERDA.

  • Antonio | Segunda-Feira, 22 de Janeiro de 2018, 23h42
    13
    5

    Precisa do que mais para tirar isso aí do.local que está .......filho ......o povo não quer isto aí não ...o povo quer ..que faça uma diferente .... é só olhar os comentários .....estamos cansados de ficar engolindo tudo que esseontevde intelectuais querem que a gente engula .. .tira logo.

  • Cillmar | Segunda-Feira, 22 de Janeiro de 2018, 21h06
    7
    7

    Creio que grande parte dos.comentarios aqui não entendeu ou não deseja entender o verdadeiro significado dessa escultura. Conheço o escultor , ele jamais quis dizer que a obra " representa o povo cuiabano" como alguns disseram. Mandei o link para ele, espero que ele veja e esclareça.a quem.nãp entendeu o significado da obra

  • REVOLTADO | Segunda-Feira, 22 de Janeiro de 2018, 20h14
    10
    6

    É SÓ NESSA MERDA DE PAÍS QUE ESSA INVERSÃO DE VALORES ACONTECE, ONDE CENTENAS TALVEZ MILHARES DE VERDADEIROS TRABALHADORES MORREM NAS MÃOS DESSAS PRAGAS QUE ESTÃO HOMENAGEADOS NESSA MALDITA ESTATUA, E PERGUNTO O QUE GANHAM OS TRABALHADORES MORTOS INJUSTAMENTE????, GANHAM O ESQUECIMENTO, JÁ OS BANDIDOS NESSE PAÍS SÃO HOMENAGEADOS COM ESTATUAS BUSTOS ETC... PASSA LOGO O TRATOR EM CIMA DESSA PORCARIA DE ESTATUA......

  • Manoel | Segunda-Feira, 22 de Janeiro de 2018, 19h10
    10
    1

    A culpa dessa estátua é a sociedade que formou / votou em políticos que, pra construir a Av da Feb. gastou 3 vezes o seu valor, pra construir o Dutrinha gastou 5 vezes o seu valor, pra construir a Emanuel Pinheiro há 40 anos embolsou o acostamento e até outra pista, quando esse dinheiro poderia ter sido investido em educação, orientação. A sociedade também é culpada quando alguns querem muitos enquanto outros não tem nada, nem sequer uma qualificação, uma bolsa para aprender trabalhar e viver de forma independente.

  • João Cuiabano de nascimento | Segunda-Feira, 22 de Janeiro de 2018, 19h02
    18
    6

    Realmente é uma inversão de valores, mais uma vez esse IPHAN de gente que mora aqui no máximo 5 anos querer dar pitaco em Cuiabá, cidade que nasci. Vc trabalha o mês inteiro de segunda a sexta ou sábado, pra adquirir uma porta nova, um eletro doméstico, um celular, pra ganhar um dinheiro e uma vez que vc deixa sua casa um vagabundo arromba, quebra sua porta que vc pagou mão de obra pra assentar, furta sua TV, seu celular, sua cafeteira etc., aí o malandro vai na boca e vende em troca de cabecinhas de mela, craque, pedra ou sei lá o que mais. Ai vem um e passa fogo num vagabundo desse que defeca na cidade inteira e querem colocar uma estátua em lembrança, em homenagem. Deveriam fazer estátua a quem se livrou dessas merdas isso sim. Matar não é correto ok, mas tem hora que a paciência chega no limite e o mais incrível é que quem vende a droga tá solto, quem consome não pode ser preso e quem morre é homenageado. Já fui roubado/furtado 4 vezes no centro em um comércio, a ultima vez tomei calmante pois estava passando mal de tanta raiva querendo matar, matar quem me deu prejuízo pela 4a vez.

  • Cuiabano | Segunda-Feira, 22 de Janeiro de 2018, 17h14
    21
    9

    Tem que tirar mesmo..e colocar de um garoto que foi assassinado no mesmo local e época por um bandido ladrão.. esse fato ficou esquecido ..agora desses que infernizavam a região são entediados.. inversão de valores..aquela escultura é um exemplo da total inversão dos valores da sociedade..